1º Ciclo
A organização do primeiro ciclo implica que o desenvolvimento da educação escolar constitua uma oportunidade para que os alunos realizem experiências de aprendizagem ativas, significativas, diversificadas, integradas socializadoras garantindo, efetivamente, o direito ao sucesso escolar de cada aluno.
Todos os princípios anteriores, requerem, da parte dos professores, a consideração de um conjunto de valores profissionais que mobilizem estratégias e atitudes consequentes. Distinguindo, de entre outras:
- o respeito pelas diferenças individuais e pelo ritmo de aprendizagem de cada aluno;
- a valorização das experiências escolares e não escolares anteriores;
- a consideração pelos interesses e necessidades individuais;
- o estímulo às interações e às trocas de experiências e saberes;
- a valorização das aquisições e das produções dos alunos;
- a criação de um clima favorável à socialização.
No que respeita à estrutura curricular do 1º ciclo, tendo como ponto de partida o desenvolvimento cognitivo e sócio afetivo que caraterizam os alunos neste nível etário, projetamos, além do progressivo domínio de instrumentos básicos de comunicação e compreensão (leitura, escrita e cálculo), a iniciação em diferentes formas de expressão (nomeadamente verbal, motora, plástica, dramática e musical) e uma primeira abordagem do meio natural e social.
A componente de apoio ao estudo tem por objetivo apoiar os alunos na criação de métodos de estudo e de trabalho visando prioritariamente o reforço nas disciplinas de Português e Matemática.
No que respeita à Oferta Complementar e de modo a articular saberes e aprendizagens visará essencialmente atividades em articulação que promovam de forma transversal a educação para a cidadania, áreas artísticas, culturais e componentes de trabalho com as tecnologias de informação e comunicação.
Opções:
- Opção de estudo de Instrumento: flauta transversal, piano, guitarra, violino, violoncelo, saxofone e bateria;
- Iniciação Musical
- Classe de Conjunto
- Natação
- Coro Infantil
- Dança Criativa
- Coro Infantil
- Robótica






Desenho Curricular do Primeiro Ciclo
Componentes do Currículo – 1º e 2º anos de escolaridade |
---|
Total 25 horas |
Atividades de Enriquecimento Curricular |
Componentes do Currículo – 3º e 4º anos de escolaridade |
---|
Total 27 horas |
Atividades de Enriquecimento Curricular |
Atividades de enriquecimento |
Carga horária (minutos) |
---|---|
Inglês 1º e 2º anos (obrigatório - oferta escolar) Sala de estudo Iniciação Musical* Classe de Conjunto* Iniciação ao instrumento (piano, violino, violoncelo, guitarra, saxofone, flauta e bateria)* Informática* Natação* Dança Criativa* Clube dos Jogos Matemáticos* Clube da Leitura* Clube do Mindfullness* Robótica* |
90 (45 + 45) 45 ou 45+45 45 45 45 (dois alunos) 45 45 45 45 45 45 45 |