Corpo Docente

Todas as disciplinas são lecionadas por professores com formação nas respetivas áreas. A escolha de cada professor para ingressar no nosso corpo docente passa pelo seu projeto pedagógico e pela sua experiência curricular.

Conheça aqui os professores que constituem o nosso corpo docente:

 

Educadores de Infância

Vera Afonso

Educadora de Infância


Educadora de Infância desde 1995, Vera Afonso conta com alguns cursos na área pedagógica e educacional, nomeadamente de Gestão Administrativa e Pedagógica e de Coaching Parental, entre outros.
Membro da Direção Artístico-Pedagógica da Academia Luísa Todi desde 1998, tem como filosofia que a música e a arte ajudam as crianças a desenvolverem a suas capacidades cognitivas e de concentração, estando mais despertas para o mundo que as rodeia. É com base neste principio que Vera constrói o programa do Pré-escolar.

Mónica Santos

Educadora de Infância


Natural de Santiago do Cacém, concluiu a Licenciatura em Educação de Infância em 17/07/2001, pela Escola Superior de Educação de Setúbal. Exerce a profissão de Educadora de Infância na Academia Luísa Todi desde 01/09/2001.
Continua a manter um elo de ligação à Escola que a formou, quando aceitou ser Educadora Cooperante da ESE de Setúbal, em 2004.
Ao longo da sua carreira tem realizado várias acções de formação, na área da Educação, com o intuito de adequar a sua prática pedagógica às crianças de hoje.

Ana Sofia Conde

Educadora de Infância


Natural de Sesimbra. Concluiu a Licenciatura em Educação Básica em 2016 e o Mestrado em Educação Pré-Escolar em 2019 pela Escola Superior de Educação de Setúbal. Durante o seu percurso académico teve a oportunidade de estagiar na Academia Luísa Todi sendo que este ano irá integrar a equipa da mesma como educadora do pré-escolar. Valoriza o poder da relação que as crianças estabelecem entre si e com os adultos, bem como as experiências proporcionadas pelos contextos físicos e sociais como os processos chave para o desenvolvimento e aprendizagem da criança

Ana Raquel Ganhão

Educadora de Infância


Natural de Setúbal, nasceu em 1992.Estudou e formou-se no Instituto Politécnico de Setúbal. Concluiu a Licenciatura em Educação Básica em 2015. Posteriormente, em 2017 concluiu o Mestrado em Pré-Escolar. Nesse mesmo ano, 2017, iniciou a sua carreira profissional como Educadora de Infância. Exerceu em algumas instituições, tais como o Infantário S. Lourenço, o Centro Social da Quinta do Anjo e o Infantário Viva Kids. Em todas as instituições trabalhou na valência de creche (berçário, creche 1 e creche 2). Atualmente, em 2020, ingressou no corpo docente da Academia Luísa Todi. Durante o período da sua formação até ao presente tem participado em algumas ações de formação, sempre com o intuito de poder melhorar a sua prática pedagógica.

Daniela Rosa

Educadora de Infância


Concluiu o Mestrado em Educação Pré-escolar em 2018 na Escola Superior de Educação em Setúbal. Começou o seu percurso na Academia Luísa Todi como assistente educativa no berçário, passando depois para a sala do 1-2 anos como educadora de infância. Acredita que as crianças devem ser respeitadas como seres únicos com capacidades e interesses distintos. Através das explorações sensoriais, da exploração da arte e da música aliados ao Brincar, tão importante para o desenvolvimento das aprendizagens, as crianças exploram com curiosidade e aprendem sobre o mundo que as rodeia.
 

Professores 1º Ciclo

Tiago Pereira

Professor 1º Ciclo


Professor licenciado na Universidade de Évora em Ensino Básico – 1º Ciclo, com Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação pelo ISCTE. Consciente que cada aluno é diferente, tanto na vida como na forma de aprender, em 2012 fez uma especialização em Educação Especial, Domínio Cognitivo Motor, no Instituto Jean Piaget.
Leciona na Academia desde 2008, acreditando que é na importância da articulação de todas as áreas do saber com a música que reside a principal diferença da Academia. Acredita que na Academia devemos aprender com e pela música, devendo o currículo do primeiro ciclo ser enriquecido por estas aprendizagens. No ano 2016/17 no âmbito do Plano de Turma do primeiro ano, desenvolveu um projeto onde os alunos iniciaram a aprendizagem da leitura e da escrita tendo como referência nomes de instrumentos musicais ou palavras relacionadas com música. Afinal com Música crescemos melhor!

Susana Rosa

Professora 1º Ciclo


Susana Lourenço Rosa iniciou os seus estudos académicos na Escola Superior de Educação de Setúbal onde se licenciou em Ensino de 2º ciclo com a variante de Matemática e Ciências. Mais tarde complementou os seus estudos com o Mestrado em Gestão e Administração Escolar no Instituto Superior de Ciências Educativas.
Assim que concluiu os seus estudos começou a lecionar, em 2000, neste estabelecimento de ensino, primeiro como professora de 2º ciclo e dois anos mais tarde como professora de 1º ciclo. Susana ainda acumulou funções e experiência na Formação de Adultos na Validação de Competências na área da Matemática e Tecnologias da Informação e Comunicação, no Centro de Formação Arrábida bem como Coordenadora de Apoio Educativo na EDUGEP.
Ciente de que o Ensino da música é algo que deve estar presente na formação da criança, Susana procura enquadrar e desenvolver a sua prática pedagógica o mais intrinsecamente ligada na vivência escolar onde a Música é o motor de arranque deste intenso e aliciante projeto que se constrói diáriamente nesta escola, que é a Academia Luísa Todi.

Carmen Silva

Professora de 1º Ciclo


Marta Louro

Professora 1º Ciclo


Em 2004 concluiu a licenciatura em Ensino Básico - 1º Ciclo, na Escola Superior de Educação de Castelo Branco. Exerceu funções docente em várias escolas do ensino público em Portugal Continental e no arquipélago dos Açores. Durante os primeiros anos de serviço foi professora de 1º ciclo do Ensino Básico e acumulou funções de professora do Curso de Formação em Competências Básicas – Adultos. Depois de alguns anos de experiência, tirou o mestrado em Ciências da Educação, na especialidade de Educação Especial, no domínio cognitivo e motor, na Escola Superior de Educação Almeida Garrett de Lisboa. Após este foi membro da Equipa Local de Intervenção Precoce do Montijo e Alcochete. Ainda no âmbito da Educação Especial criou a página de instagram ABC_especial onde divulga e partilha ideias e atividades pedagógicas que realiza com os seus alunos. Durante a sua carreira tem frequentado e tem sido oradora de ações de formação, na área da Educação, com o intuito de adequar a sua prática pedagógica e de partilhar conhecimentos. Considera que a música desenvolve o raciocínio, a criatividade e outros dons e aptidões, por isso, deve-se aproveitar esta tão rica atividade educacional dentro das salas de aula.

Maria Beatriz Gil

Professora 1º Ciclo


Em 2017 terminou a licenciatura em Educação Básica, na Escola Superior de Educação de Beja. Durante a licenciatura participou em projetos de caris social nas áreas de Literacia e Formação de Leitores e Aprendizagem e Ensino da Língua Portuguesa. No mesmo ano ingressou no Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação de Setúbal, o qual terminou em 2019. Deste ciclo de estudo surgiu a concretização de um projeto de investigação, atualmente publicado, “Modelo BIG6: selecionar, organizar e divulgar a informação. Uma experiência numa turma do 4.º ano de escolaridade”. Em 2020 desenvolveu um estágio em contexto de 1ºCiclo e práticas de investigação em algumas cidades dos Países Baixos (Roterdão e Eindhoven). Ao longo da sua formação, o interesse pela investigação em educação tem crescido e surge a grande vontade e motivação de contribuir para a inovação educativa, pela diferença e pela força da mudança ao nível das práticas de ensino portuguesas para benefício das aprendizagens significativas dos alunos. Assim, é, atualmente, doutoranda em Inovação Educativa num curso de doutoramento interuniversitário pela Universidade Nova de Lisboa e pelo Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.Natural do Algarve, apaixonou-se pela cidade de Setúbal onde se inicia a lecionar, no ano de 2020, na Academia de Música e Belas Artes Luísa Todi. Por no seu percurso escolar ter tido a componente artístico-musical muito presente, acredita que a presença integrante desta componente com as restantes áreas disciplinares é sem dúvida uma mais valia para o crescimento e desenvolvimento cognitivo, social e pessoal das crianças.
 

Professores 2º Ciclo

Alexandra Almeida

Professora de Educação Visual e Tecnológica


João Duarte

Professor de Português e História


Nascido em 1970, natural de Setúbal. Em 1994 estudou na Universidade Autónoma de Lisboa onde se licenciou em História. Concluiu a profissionalização pelo biénio do Ramo de formação Educacional no ano letivo de 1998/99. Em 2006/2007 concluiu a profissionalização em serviço no grupo de recrutamento de Português e Estudos Sociais/História na Escola Superior de Educação de Setúbal.
Ao longo da sua vida profissional lecionou em várias escolas do Ministério de Educação, no Centro de Formação Profissional em Setúbal e na Academia de Formação Atec.
Desde 2012 que assumiu as funções de professor nesta Academia assegurando as disciplinas de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo. Acumula a função de Diretor Pedagógico desse mesmo ciclo.
A música e a arte estão sempre presentes na sua prática pedagógica com o intuito de estimular e motivar os seus alunos para os conteúdos das diferentes disciplinas que leciona. Acredita que o ensino da música e das belas-artes são uma mais-valia para o desenvolvimento cognitivo.

Marta Areias

Professora de Matemática e Ciências


Professora licenciada em Ensino Básico, 2.º Ciclo - variante Matemática e Ciências da Natureza, em 2002, exerceu funções docentes em escolas do Ministério da Educação entre 2003 e 2013. A trabalhar na Academia desde 2014, dedica-se à prática pedagógica acreditando que a articulação entre as diferentes áreas curriculares e artísticas são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo, emocional e relacional.

Isabel Gomes

Professora de Inglês


Professora licenciada em Ensino – variante de Português/Inglês em 1994, tendo realizado vários estágios em “aprendizagem precoce da língua estrangeira”.
De 1995 a 2000 foi professora cooperante em estágios na formação de professores e esteve destacada dois anos no Departamento de Educação Básica no projeto “Agrupamento de Escolas”.
A trabalhar na Academia desde Setembro de 2000, foi professora efetiva em escolas do Ministério da Educação de 1995 a 2006, altura em que abandonou definitivamente a sua colocação para se dedicar só à Academia e ao ensino do Inglês a todos os níveis de ensino.
Acredita na aprendizagem do Inglês e da música enquanto línguas universais e unificadoras de capacidades cognitivas e criativas.
Tendo por base esta convicção tem-se dedicado, ao longo dos anos, à participação e ao desenvolvimento de vários projetos que promovem a articulação de saberes e o desenvolvimento da expressão artística.

Rui Praxedes

Professor de Educação Fisica


Professor de Educação Física desde 2002, formado pela Escola Superior de Educação e Setúbal. É professor na Academia desde o ano letivo de 2002/2003, fez membro da Direção Artistico-Pedagógica de 2012 até 2016.
Treinador de Ginástica e de Trampolins no Vitória Futebol Clube desde 1997. Tem como filosofia que a prática de atividade física regular assim como a utilização de música em contexto escolar, estimula a aprendizagem e o desenvolvimento global das crianças de uma forma harmoniosa e sustentada em valores que defende, como sendo fundamentais nos dias que correm.
 

Professores de Música

Joana Gomes

Professora de Violino


Natural de Lisboa, iniciou os seus estudos musicais com 10 anos de idade na Academia de Amadores de Música e Fundação Musical dos Amigos das Crianças.
Entre 2005 e 2015, estudou na Universidade de Évora e ISEIT de Almada, onde concluiu os cursos Licenciatura em Música, Mestrado em Música (Performance) e Mestrado em Ensino de Música. No seu percurso académico e profissional, foi/é participante ativa em diversos cursos, estágios, masterclasses de aperfeiçoamento e formações de âmbito pedagógico. Participou como solista e concertista em vários projetos discográficos, concertos e recitais, tendo realizado inúmeros concertos no continente e ilhas.
É, desde 2010 ao presente, professora de violino e orquestra na Academia de Música e Belas Artes Luísa Todi e na Escola de Música do Conservatório Nacional, no âmbito do projeto Orquestra Geração. É membro fundador do projeto O Trio da Luísa.

João Salcedas

Professor de Saxofone


Natural da Covilhã, iniciou os seus estudos musicais aos 9 anos de idade. Passou pelo Conservatório da Covilhã e pela EPABI. Concluiu a licenciatura em saxofone na Universidade de Évora com os Professores Mário Marques e José Massarrão. Trabalhou ainda com Jean Yves Fourmeau, Mario Marzi, Jean Marie Londeix, entre outros.
Estudou jazz com José Menezes, Mário Delgado e Claus Nymark. Como saxofonista colabora frequentemente com os mais variados artistas e projetos musicais. Tocou a solo na abertura oficial das “L ́Expo Peintures - Journées Européennes” em Roches de Condrieu, França. Integra o Ensemble de Saxofones de Lisboa e é membro fundador do projeto “Primeiros Sons” de música para bebés. Leciona as classes de saxofone na Academia de Música e Belas Artes Luísa Todi e Academia de Música de Alcobaça onde dirige a sua Orquestra de Saxofones.
Concluiu recentemente o Mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Música de Lisboa.

Luís Roldão

Professor de Guitarra


Nasceu na ilha do Faial em 1980. Iniciou os seus estudos musicais no Grupo Recreativo e Dramático 1.º de Maio de Tires, com os professores Alexandre Lourenço e Cristina Olivieira. Em 1996 ingressou na Escola Profissional de Música de Almada, onde estudou com o professor Walter Lopes, concluindo o curso no ano 2000.
Foi admitido na Escola Superior de Música de Lisboa em Julho de 2000. A partir desta data e até 2002 frequentou o curso de Guitarra desta escola na classe do professor António Jorge Gonçalves. Em 2002 ingressou no curso de Licenciatura em Música do ISEIT – Instituto Piaget, que concluiu na classe do professor Dejan Ivanovic. Participou em cursos de aperfeiçoamento musical com Michalis Kontaxakis, Joaquin Clerch, Darko Petrinjak e Hubert Kappell.
Luís Roldão é membro integrante do Quarteto Zyryab desde Julho de 2002.

Luís Teles

Professor de Formação Musical e História da Cultura e das Artes


Natural do Sabugal, estudou no Conservatório de Música da Covilhã. Posteriormente, fez a licenciatura do Curso de Ciências Musicais no Ramo de Musicologia e, em paralelo, concluiu algumas disciplinas do Ramo Educacional na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Foi aluno Erasmus na Universidade de Salamanca.
Finalizou o 1º ano do curso de Mestrado em Ciências da Educação na Universidade Lusófona e profissionalizou-se na disciplina de Formação Musical pela Escola Superior de Música de Lisboa.
Tem lecionado disciplinas teóricas (Formação Musical, História da Música/História da Cultura e das Artes, Acústica Musical, História da Música em Portugal, entre outras), quer no ensino médio (vocacional e profissional), quer no ensino superior, desde 1995.

Margarida Quítalo

Professor de Flauta Transversal


Natural de França, iniciou os seus estudos musicais na “École de Musique de Thonon-les-Bains”. Mais tarde ingressou na Escola Profissional de Arcos do Estoril onde estudou com os professores Bruno Pizzamiglio e Guenrich Elessine na classe de Música de Câmara, e flauta na classe do professor António Alves Marques.
Frequentou vários masterclasses com os professores; Trevor Wye, William Bennet, Benedeck Csalog, Catherine Rawdon, Eduardo Lucena e Edwin Gordon (Orientações musicais para a infância - Fundação Calouste Gulbenkian). Foi membro e fundadora do quarteto de flautas “Dakapo” e dos duos “Musinovis” e “inTempo”. Foi membro efetivo da Orquestra Sinfónica Juvenil de 1996 a 2000, tendo realizado estágios no Continente e nas Ilhas.
Em 1996 ingressa na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe do professor Anthony Pringsheim. Teve como professores de Música de Câmara, Andrew Swinerton, Fernando Fontes e Olga Prats. Atualmente é professora de Flauta na Academia de Música Luísa Todi e no Conservatório Regional de Música de Palmela onde leciona Formação Musical e Leitura.
Encontra-se no segundo ano do Mestrado em Ensino da Música, na vertente de Formação Musical.

Maxim Doujak

Professor de violoncelo


Nasceu em Kiev e reside em Portugal desde 1995. Iniciou a sua formação aos 5 anos na “Escola Musical Especial de Kiev N.V. Lysenko”. Prosseguiu os estudos no “Colégio Musical Estatal Superior de R. M. Glier de Kiev” e no “Conservatório Estatal Superior de Kiev P. I. Tchaikovsky”, na classe de Vadim Tchervov. Em 1995 terminou o curso com distinção e obteve o “Diploma de Solista de Orquestra, Artista de Música de Câmara e Professor”. Em 2011, concluiu o Mestrado em Violoncelo na Escola Superior de Música de Lisboa. Aperfeiçoou os seus estudos em Inglaterra, Alemanha, Suíça e Portugal respetivamente com os membros do Britten Quartett, Yehudi Menuhin, Radu Aldulescu, Natalia Gutman, Márcio Carneiro e Natalia Shakhovskaya. Na Ucrânia colaborou com a orquestra da Radiodifusão Nacional, Orquestra Nacional do Teatro de Ópera e Orquestra do Bailado Nacional. Foi solista do “Ensemble Camerata de Kiev”. Obteve vários prémios internacionais nas áreas de música de câmara e música contemporânea, Colaborou com a Orquestra Gulbenkian, Orquestra Metropolitana de Lisboa. Colabora com a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras (OCCO), entre outras. É professor de Violoncelo no Conservatório Regional de Palmela e na AMBALT.

Nuno Santos

Professor de Guitarra


Nasceu em Lisboa em 1975. Em 1991 iniciou os seus estudos como autodidata. Em 1992 entrou na Escola de Música “A Prelúdio”, onde estudou com o professor Walter Lopes. Ingressou posteriormente na Escola Profissional de Música de Almada em 1993, na classe de guitarra do professor António Jorge Gonçalves. Ainda sob a orientação deste mesmo professor, concluiu em 2004 o Curso de Instrumento na Escola Superior de Música de Lisboa. Tem-se apresentado frequentemente em recitais a solo e em grupos de Música de Câmara, destacando-se a participação em 2003 no Festival de Música da Costa do Estoril onde atuou como solista com a Orquestra de Câmara do Conservatório de Lisboa.
Frequentou os cursos Internacionais de Música de Santo Tirso, Estoril, Zarauz, entre outros, onde estudou com Leo Brouwer, David Russell, Alberto Ponce e Turibio Santos.

Óscar Mourão

Professor de Piano


Natural de Setúbal, iniciou os seus estudos musicais aos 8 anos de idade, na Sociedade Musical Capricho Setubalense, aprendendo acordeão com o Maestro Adriano Pereira, e na Academia Luísa Todi, estudando piano e flauta transversal com os professores Maria Laura Morais, Amália Carmona, Ana Isabel Gaio e Fidélio Barrocas. Prosseguiu e concluiu os estudos no Conservatório Nacional, permanecendo como professor/acompanhador durante 23 anos.
Aos 21 anos ingressou na Orquestra Ligeira do Exército Português, pertencendo mais tarde aos quadros da Banda Sinfónica do Exército, tendo desempenhado as funções de professor e pianista solista e membro fundador do “Grupo de Câmara do Exército”. O seu mérito foi reconhecido com a condecoração da Medalha D. Afonso Henriques, imposta pelo Emo General Loureiro dos Santos. Participou em diferentes concursos e festivais nacionais e internacionais, tanto como pianista, como flautista. Foi membro fundador do “Coral Infantil de Setúbal”, do grupo “Negros de Luz”, e músico integrante da Banda Filarmónica “Os Loureiros”. Tocou acordeão como solista nos “Dias da Música” no CCB, em 2014, no Grande Auditório, acompanhado pela Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana.

Pedro Luís

Professor de Guitarra


Nasceu em Setúbal, 1985. Aos oito anos inicia os estudos musicais na Academia Luísa Todi, sendo aluno dos professores João Trindade e Nuno Santos. Em 2007 conclui a Licenciatura na Escola Superior de Música de Lisboa, com Piñeiro Nagy, e em 2010 conclui o Mestrado em Performance com Ricardo Gallén, na Universidad de Extremadura.
Membro fundador dos projetos Quarteto de Guitarras de Lisboa e MikroDuo, teve a oportunidade de tocar em diversos países (Portugal, Rússia, EUA, China, Japão, Macau, Alemanha, Itália, Suíça, Eslovénia, Croácia, República Checa, França, Espanha), em diferentes festivais (Emilia Romagna Festival, Ljubljana Festival, Dubrovnik Summer Festival, Brno International Music Festival, Festival do Estoril), com diversas orquestras/formações (Albany Symphony Orchestra, United Chamber Orchestra, Chamber Orchestra Kremlin, Tokyo Opera Association).

Sérgio Caldeira

Professor de Bateria


É natural de Lisboa. Estudou na Escola de Jazz do Barreiro e no Hot Club de Portugal, com Jorge Moniz, Zé Eduardo, e Henry Sousa. Em 2003 concluiu a Licenciatura em Educação Musical na ESE de Setúbal. Prosseguiu os seus estudos com o Prof. Jorge Lee, fundador da escola InterArtes.
Estudou ainda com Michael Lauren, co-fundador e ex-professor da Drummers Collective (Nova York). Em 2015 concluiu a Licenciatura em Jazz na Escola Superior de Música de Lisboa estudando com André Sousa Machado e Bruno Pedroso. Tem colaborado com artistas/músicos como Anabela, Tó Cruz, Vânia Fernandes, João Afonso, Manuel Freire, Greg Moore, Celina da Piedade, Carlos Barreto, Desidério Lázaro, José Soares, Edgar Caramelo entre muitos outros.
Atualmente faz parte do Quinteto Guida de Palma, juntamente com Armindo Neves, Luís Barrigas e Filipe Martins, e do Projecto “Kharga” dirigido por Nuno Tavares.

Rui Silva

Professor de Educação Musical e Pré-Orquestra


Nascido em 1989 iniciou os seus estudos musicais em 1997, na Sociedade Filarmónica União Agrícola de Pinhal Novo. No ano de 2001 entrou para o Conservatório Regional de Setúbal onde veio a concluir o Curso Complementar de Trompete com o Professor Pedro Carvalho.
Frequentou vários cursos nacionais de Orquestra e de Banda e tem colaborado com diversos agrupamentos musicais como Bandas Filarmónicas, Orquestras e Big Bands. Tem o Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico que concluiu no ano de 2012, na Escola Superior de Educação de Lisboa.
Atualmente exerce funções como Professor de Educação e Expressão Musical em várias escolas, onde se situa a Academia Luísa Todi. Leciona Trompete em Escolas de Música no Pinhal Novo e é igualmente responsável pelo coro “Os Coramelos”, infantil e juvenil.