OFERTA EDUCATIVA

2.º Ciclo

Ao iniciar o 2.º Ciclo, o aluno inicia um novo percurso onde a música será usada como elemento potencial significativo no processo pedagógico.

As novas vivências visam promover o equilíbrio, facilitar a concentração e o desenvolvimento do raciocínio e da criatividade

A organização do 2.º Ciclo privilegia todo o desenvolvimento anteriormente alcançado pelo aluno no 1.º Ciclo, continuando a dar-se grande importância a experiências de aprendizagem ativas, significativas, diversificadas, integradas, socializadoras, garantindo efetivamente o direito ao sucesso escolar de cada aluno.

O aluno inicia o Curso Básico de Música onde as áreas disciplinares e disciplinas de formação geral visam contribuir para a construção da identidade pessoal, social e cultural dos alunos. Aliando-se às áreas disciplinares e disciplinas de formação vocacional de música.

WEBSITE_Editaveis-25

No 2.º Ciclo o aluno inicia o Curso Básico de Música

WEBSITE_Editaveis-20

Corpo docente estável e especializado nas diversas áreas

WEBSITE_Editaveis-18

Implementamos o plano de Flexibilidade Curricular

WEBSITE_Editaveis-19

Vasta oferta de atividades complementares

No 2.º Ciclo, o aluno inicia o Curso Básico de Música, onde as áreas disciplinares e disciplinas de formação geral que visam contribuir para a construção da identidade pessoal, social e cultural dos alunos, se aliam às áreas disciplinares e disciplinas de formação vocacional.

Desta forma, ao iniciar o curso de música no 2.º Ciclo, o aluno inicia um novo percurso onde a música será usada como elemento potencial significativo no processo pedagógico, possibilitando a contextualização, o respeito, a sensibilidade, a troca de experiências, os conhecimentos mais dinâmicos e novas vivências.

Componentes do Currículo:

  • Português
  • Matemática
  • Inglês
  • História e Geografia de Portugal
  • Ciências Naturais
  • Educação Física
  • Educação Visual
  • Formação Musical
  • Instrumento (Bateria, Canto, Flauta transversal, Guitarra clássica, Piano, Saxofone, Violino e Violoncelo)
  • Classe de Conjunto
  • Oficina Criativa

Veja o desenho curricular do 2.º Ciclo com mais detalhe aqui.

Instrumentos:
Bateria, Canto,  Flauta transversal, Guitarra, Piano, Saxofone, Violino e Violoncelo.

Formação Musical
A formação musical tem como objetivo a formação gradual ao nível das competências associadas à audição e leitura musical,
Classe de conjunto orff.
Nos dois primeiros anos do curso básico de música os alunos aperfeiçoam as aprendizagens realizadas no primeiro ciclo e desenvolvem repertório específico desta classe.

 

Ensembles (Saxofones, Cordas, Guitarras e Flautas, Coro Musical, Algorrítmico)

O reforço do tempo das classes de conjunto aprofunda as competências práticas implicadas na execução musical, contribuindo para um

aumento da confiança e auto-estima do aluno, aumento de todas as competências sociais de grupo e aprofundamento das competências cognitivas a um nível mais elevado (desenvolvimento da psicomotricidade em coletivo, da concentração e atenção individual, em contexto alargado). Este reforço da prática de conjunto reflete ainda a convicção artístico-pedagógica de que o aluno, possível futuro músico, estará desta forma mais bem preparado para um futuro profissional nas variadas áreas da música. 

Ribombando
Este é um projeto de percussão que incide na promoção e valorização da música tradicional portuguesa.

Opções:

  • Coro
  • Inteligência Artifical – IA4KIDS
  • Prolongamento de Horário

Saiba mais sobre as atividades extra-curriculares aqui.

  • Manhã : 8h30 – 10h00 / 10h15 – 11h45 / 12h00 – 13h30
  • Tarde : 14h30 – 15h15 /16H00 / 16H30

O horário de atendimento dos pais pelos docentes é definido no início do ano letivo e dado a conhecer aos encarregados de educação.

No 2.º Ciclo, o aluno inicia o Curso Básico de Música, onde as áreas disciplinares e disciplinas de formação geral que visam contribuir para a construção da identidade pessoal, social e cultural dos alunos, se aliam às áreas disciplinares e disciplinas de formação vocacional.

Desta forma, ao iniciar o curso de música no 2.º Ciclo, o aluno inicia um novo percurso onde a música será usada como elemento potencial significativo no processo pedagógico, possibilitando a contextualização, o respeito, a sensibilidade, a troca de experiências, os conhecimentos mais dinâmicos e novas vivências.

Componentes do Currículo:

  • Português
  • Matemática
  • Inglês
  • História e Geografia de Portugal
  • Ciências Naturais
  • Educação Física
  • Educação Visual
  • Formação Musical
  • Instrumento (Bateria, Canto, Flauta transversal, Guitarra clássica, Piano, Saxofone, Violino e Violoncelo)
  • Classe de Conjunto
  • Oficina Criativa

Veja o desenho curricular do 2.º Ciclo com mais detalhe aqui.

Instrumentos:
Bateria, Canto,  Flauta transversal, Guitarra, Piano, Saxofone, Violino e Violoncelo.

Formação Musical
A formação musical tem como objetivo a formação gradual ao nível das competências associadas à audição e leitura musical,
Classe de conjunto orff.
Nos dois primeiros anos do curso básico de música os alunos aperfeiçoam as aprendizagens realizadas no primeiro ciclo e desenvolvem repertório específico desta classe.

Ensembles (Saxofones, Cordas, Guitarras e Flautas, Coro Musical, Algorrítmico)

O reforço do tempo das classes de conjunto aprofunda as competências práticas implicadas na execução musical, contribuindo para um

aumento da confiança e auto-estima do aluno, aumento de todas as competências sociais de grupo e aprofundamento das competências cognitivas a um nível mais elevado (desenvolvimento da psicomotricidade em coletivo, da concentração e atenção individual, em contexto alargado). Este reforço da prática de conjunto reflete ainda a convicção artístico-pedagógica de que o aluno, possível futuro músico, estará desta forma mais bem preparado para um futuro profissional nas variadas áreas da música. 

Ribombando
Este é um projeto de percussão que incide na promoção e valorização da música tradicional portuguesa.

Opções:

  • Coro
  • Inteligência Artifical – IA4KIDS
  • Prolongamento de Horário

Saiba mais sobre as atividades extra-curriculares aqui.

  • Manhã : 8h30 – 10h00 / 10h15 – 11h45 / 12h00 – 13h30
  • Tarde : 14h30 – 15h15 /16H00 / 16H30

O horário de atendimento dos pais pelos docentes é definido no início do ano letivo e dado a conhecer aos encarregados de educação.

Manuais e material escolar

Consulte a lista de material e manuais escolares em vigência para o ano lectivo de 2025/2026.  

TESTEMUNHOS

O que dizem sobre nós?

A opinião dos membros da comunidade educativa ajuda-nos a crescer!

Francisco Lucas Avô do João

Instituição marcante na vida cultural de Setúbal e com pedagogia própria junto das camadas mais jovens!

Ana Casimiro Mãe da Catarina

É uma escola maravilhosa!


Mariana Ramos Avó da Mariana Santos

Bela e maravilhosa audição! Parabéns Alunos pela vossa dedicação.

PREENCHA O FORMULÁRIO

Faça aqui a Pré-Inscrição

Faça aqui a
Pré-Inscrição

A pré-inscrição pode ser realizada em qualquer momento do ano (relativa ao ano em curso ou a anos posteriores).