OFERTA EDUCATIVA
2.º Ciclo
As novas vivências visam promover o equilíbrio, facilitar a concentração e o desenvolvimento do raciocínio e da criatividade
A organização do 2.º Ciclo privilegia todo o desenvolvimento anteriormente alcançado pelo aluno no 1.º Ciclo, continuando a dar-se grande importância a experiências de aprendizagem ativas, significativas, diversificadas, integradas, socializadoras, garantindo efetivamente o direito ao sucesso escolar de cada aluno.
O aluno inicia o Curso Básico de Música onde as áreas disciplinares e disciplinas de formação geral visam contribuir para a construção da identidade pessoal, social e cultural dos alunos. Aliando-se às áreas disciplinares e disciplinas de formação vocacional de música.
No 2.º Ciclo o aluno inicia o Curso Básico de Música
Corpo docente estável e especializado nas diversas áreas
Implementamos o plano de Flexibilidade Curricular
Vasta oferta de atividades complementares
- Plano Curricular
- Componente Musical
- Atividades Extracurriculares
- Horários
No 2.º Ciclo, o aluno inicia o Curso Básico de Música, onde as áreas disciplinares e disciplinas de formação geral que visam contribuir para a construção da identidade pessoal, social e cultural dos alunos, se aliam às áreas disciplinares e disciplinas de formação vocacional.
Desta forma, ao iniciar o curso de música no 2.º Ciclo, o aluno inicia um novo percurso onde a música será usada como elemento potencial significativo no processo pedagógico, possibilitando a contextualização, o respeito, a sensibilidade, a troca de experiências, os conhecimentos mais dinâmicos e novas vivências.
Componentes do Currículo:
- Português
- Matemática
- Inglês
- História e Geografia de Portugal
- Ciências Naturais
- Educação Física
- Educação Visual
- Formação Musical
- Instrumento (Bateria, Flauta transversal, Guitarra clássica, Piano, Saxofone, Violino e Violoncelo)
- Classe de Conjunto
- Oficina de Música
- Oficina Criativa
Veja o desenho curricular do 2.º Ciclo com mais detalhe aqui.
Instrumentos:
bateria, flauta transversal, guitarra, piano, saxofone, violino e violoncelo.
Formação musical
A formação musical tem como objetivo a formação gradual ao nível das competências associadas à audição e leitura musical,
Classe de conjunto orff.
Nos dois primeiros anos do curso básico de música os alunos aperfeiçoam as aprendizagens realizadas no primeiro ciclo e desenvolvem repertório específico desta classe.
Ribombando
Este é um projeto de percussão que incide na promoção e valorização da música tradicional portuguesa.
Oficina de música
Disciplina criada pela escola no âmbito do projeto de flexibilidade curricular, tendo surgido da necessidade de complementar a formação artística dos nossos alunos e também como uma resposta de escola à concretização do seu projeto educativo. Este espaço será destinado à concretização de pequenos projetos musicais com os alunos, envolvendo-os e dando-lhes a possibilidade de construírem a sua própria aprendizagem. Pretende-se envolver os alunos em atividades musicais centradas nos seus interesses, em articulação com o projeto educativo e o plano anual de atividades, potenciando a oportunidade de experienciar diferentes abordagens musicais. A aprendizagem e a utilização de diferentes tipos de instrumentos musicais (tradicionais, eletrónicos, inventados) serão aplicados no desenvolvimento da literacia musical, quer na sua vertente prática e lúdica, quer na descoberta e apropriação de diferentes tipos de elementos e conceitos musicais.
Opções:
- Coro infantil
- Robótica
- Prolongamento de Horário
Saiba mais sobre as atividades extra-curriculares aqui.
- Manhã : 8h30 - 10h00 / 10h15 - 11h45 / 12h00 - 13h30
- Tarde : 14h30 - 15h15
O horário de atendimento dos pais pelos docentes é definido no início do ano letivo e dado a conhecer aos encarregados de educação.
- Plano Curricular
- Componente Musical
- Atividades Extra-curriculares
- Horários
No 2.º Ciclo, o aluno inicia o Curso Básico de Música, onde as áreas disciplinares e disciplinas de formação geral que visam contribuir para a construção da identidade pessoal, social e cultural dos alunos, se aliam às áreas disciplinares e disciplinas de formação vocacional.
Desta forma, ao iniciar o curso de música no 2.º Ciclo, o aluno inicia um novo percurso onde a música será usada como elemento potencial significativo no processo pedagógico, possibilitando a contextualização, o respeito, a sensibilidade, a troca de experiências, os conhecimentos mais dinâmicos e novas vivências.
Componentes do Currículo:
- Português
- Matemática
- Inglês
- História e Geografia de Portugal
- Ciências Naturais
- Educação Física
- Educação Visual
- Formação Musical
- Instrumento (Bateria, Flauta transversal, Guitarra clássica, Piano, Saxofone, Violino e Violoncelo)
- Classe de Conjunto
- Oficina de Música
- Oficina Criativa
Veja o desenho curricular do 2.º Ciclo com mais detalhe aqui.
Instrumentos:
bateria, flauta transversal, guitarra, piano, saxofone, violino e violoncelo.
Formação musical
A formação musical tem como objetivo a formação gradual ao nível das competências associadas à audição e leitura musical,
Classe de conjunto orff.
Nos dois primeiros anos do curso básico de música os alunos aperfeiçoam as aprendizagens realizadas no primeiro ciclo e desenvolvem repertório específico desta classe.
Ribombando
Este é um projeto de percussão que incide na promoção e valorização da música tradicional portuguesa.
Oficina de música
Disciplina criada pela escola no âmbito do projeto de flexibilidade curricular, tendo surgido da necessidade de complementar a formação artística dos nossos alunos e também como uma resposta de escola à concretização do seu projeto educativo. Este espaço será destinado à concretização de pequenos projetos musicais com os alunos, envolvendo-os e dando-lhes a possibilidade de construírem a sua própria aprendizagem. Pretende-se envolver os alunos em atividades musicais centradas nos seus interesses, em articulação com o projeto educativo e o plano anual de atividades, potenciando a oportunidade de experienciar diferentes abordagens musicais. A aprendizagem e a utilização de diferentes tipos de instrumentos musicais (tradicionais, eletrónicos, inventados) serão aplicados no desenvolvimento da literacia musical, quer na sua vertente prática e lúdica, quer na descoberta e apropriação de diferentes tipos de elementos e conceitos musicais.
Opções:
- Coro infantil
- Robótica
- Prolongamento de Horário
Saiba mais sobre as atividades extra-curriculares aqui.
- Manhã : 9h00 - 12h30
- Tarde : 14h00 - 15h30
O horário de atendimento dos pais pelos docentes é definido no início do ano letivo e dado a conhecer aos encarregados de educação.
Manuais e material escolar
Consulte a lista de material e manuais escolares em vigência para o ano lectivo de 2024/2025.
TESTEMUNHOS
O que dizem sobre nós?
A opinião dos membros da comunidade educativa ajuda-nos a crescer!
Instituição marcante na vida cultural de Setúbal e com pedagogia própria junto das camadas mais jovens!
É uma escola maravilhosa!
Bela e maravilhosa audição! Parabéns Alunos pela vossa dedicação.
PREENCHA O FORMULÁRIO
Faça aqui a Pré-Inscrição
Faça aqui a
Pré-Inscrição
A pré-inscrição pode ser realizada em qualquer momento do ano (relativa ao ano em curso ou a anos posteriores).