Concerto de Professores – 25 janeiro
Janeiro 11, 2023
Plano Nacional das Artes – Artista na Escola – Simone Donatelli
Fevereiro 2, 2023

Newsletter Plano Nacional das Artes

Este ano a Academia integrou a rede de Escolas do Plano Nacional das Artes (PNA) com a intenção de valorizar a escola e a sua comunidade envolvente como um polo cultural. Neste sentido, construímos o Projeto Cultural de Escola (PCE) O MUNDO É REDONDO que foi apresentado a todos os professores no dia 19 de Outubro.

O MUNDO É REDONDO segundo Gertrude Stein no seu livro homónimo de 1939. O mundo é redondo porque a vida é uma viagem, uma procura incessante pela nossa identidade e pela procura por um lugar no mundo. O MUNDO É REDONDO porque nós humanos (e outras espécies) somos espelho e geradores da circularidade do mundo, da vida, da existência – questionando, criando, discutindo e gerando pensamento. É esse o caminho de Rosa, personagem principal da obra da autora americana. E é esse caminho também o que se ambiciona para mais um ano letivo, mas sobretudo, para o início de uma viagem de mãos dadas com o Plano Nacional das Artes. Queremos caminhar sobre quatro territórios deste mundo redondo: a Cultura, a Arte, a Cidadania e a Educação. Quatro territórios que são pilares da construção de um projeto cultural que coloca no centro do mundo a voz de cada criança na procura por um mundo criativo, justo, curioso, olhando de forma crítica para o lugar onde está e para o que tem à sua volta (legado e futuro). Só assim seremos capazes de criar uma teia de afetos que nos permita caminhar, palmilhar neste mundo redondo – alimentando e fortalecendo relações. Unir pontos de contacto e unir pontos de ruptura, permitir novas conexões – com o exterior e com o interior. CONECTAR-TE é assim o tema integrador da escola para o Ano Letivo 2022 e que vem reforçar que o lugar onde devemos ter os olhos postos é no futuro e no Outro.

De modo a que toda a comunidade educativa conheça o nosso Projeto Cultural de Escola e o que já fizemos no âmbito do Plano Nacional das Artes divulgamos esta newsletter.

 

 

Newsletter Plano Nacional das Artes (clicar aqui para abrir)

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.