Domínio de Autonomia Curricular Quinto Ano – Paisagens
Abril 12, 2022
Abertas as candidaturas professor Piano
Maio 3, 2022

Domínio de Autonomia Curricular Sexto ano – Paisagens

Português – Os alunos trabalharam a tipologia textual Roteiro, a partir da realização de propostas do seu manual. Depois de compreendidas as caraterísticas de um roteiro, fizeram um roteiro digital sobre a cidade de Setúbal. Depois de concluídos, os trabalhos foram apresentados à turma. Esta atividade foi realizada em parceria com a disciplina de HGP, em que foram analisadas as caraterísticas arquitetónicas de alguns edifícios históricos da nossa cidade.

HGP – Na realização dos roteiros de português foi necessário apresentar património histórico. Neste sentido, os alunos utilizaram conhecimentos adquiridos neste e no ano letivo anterior, para classificar arquitetonicamente os edifícios presentes nos roteiros da disciplina de Português.

Inglês– Leitura extensiva “The prince and the pauper”.

Matemática- Os alunos representaram elementos da natureza através da sua construção utilizando sólidos geométricos.

Ciências Naturais – Os alunos representaram o sistema respiratório humano e de alguns animais a partir da silhueta e representando os órgãos com elementos de plantas (pequenos ramos, sementes, folhas, etc.) Discutiu-se a importância das plantas na produção de oxigénio, gás essencial à sobrevivência dos restantes seres vivos.

Educação Visual – Recolha de elementos naturais: textura/figura e fundo. Cianotipia.

Cidadania e Desenvolvimento – Foi realizado um trabalho de pesquisa no âmbito das TIC sobre Desigualdade de Género. Depois de concluída a recolha de informação, os alunos, divididos em grupos, produziram um PowerPoint sobre o tema e apresentaram-no à turma. De referir ainda, que a esta atividade foi acrescentada uma outra realizada pelas estagiárias do I.P.S. Esta consistiu na apresentação da obra “O Lápis Mágico de Malala”.

Oficina Criativa – Análise da narrativa e personagens do livro “Migrantes”. Exploração do verbo “Migrar” e partilha de todos os sentimentos despertados. Experimentações vocais e corporais.

Oficina de Música – Após conversa sobre paisagens sonoras a turma realizou duas atividades em pequenos grupos. Na primeira tiveram de sonorizar 3 rimas e apresentar sem falar, utilizando sons com ou sem ajuda de gestos. Na segunda atividade tiveram de criar uma mini história, com pelo menos 8 ideias e de seguida apresentar também sem falar, apenas com sons e com ou sem ajuda de gestos. De seguida os colegas tentaram adivinhar a história que tinha sido apresentada. No final cada grupo revelava a história apresentada.

Violino- Joana Gomes: Música programática

Saxofone- Do campo à música urbana…A obra Les Tableaux de Provence de Paule Maurice

Bateria – Sons dos elementos

Flauta – Variações sobre um tema alentejano Op. 18, de Joly Braga Santos.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.