Domínio Autonomia Curricular 4º ano – Principais Atividades produtivas Nacionais
Junho 20, 2021
Workshop “Vou para o primeiro ano, e agora?”
Julho 20, 2021

Domínio de Autonomia Curricular – Fauna Divertida 2º ano

Os alunos de 2º ano fizeram, no âmbito da disciplina de Estudo do Meio, uma pesquisa acerca do mundo animal. Em concreto, investigaram acerca do ambiente onde os animais vivem (se doméstico ou selvagem), do modo como se deslocam, daquilo de que se alimentam, das suas características físicas e de como se reproduzem.

Partindo dos conhecimentos que adquiriram, os alunos, na disciplina de Artes Visuais, criaram e desenharam os animais que mais gostavam (desde insetos a mamíferos, passando por anfíbios e aves) para elaborarem fantoches, aos quais se iria dar “vida”.

Partindo destes fantoches, os alunos utilizaram a escrita para estimular a sua imaginação literária, escrevendo quatro fábulas. Estas foram criadas por outros tantos grupos na disciplina de Português, e intitularam-se “A Piranha Mentirosa”; “Aceita-me como Sou”; “O Gato Vaidoso” e  “Um por Todos e Todos por Um”.

Porém, não foi apenas para o suporte escrito que estas fábulas foram imaginadas: o objetivo era dramatizá-las utilizando os fantoches criados. Do trabalho feito na disciplina de Expressão Dramática resultaram quatro filmes, onde os “bonecos” ganharam vida e voz com o entusiasmo dos alunos. Textos literários; teatro de fantoches; fábulas audiovisuais – eis as diversas formas assumidas pela iniciativa original. O esforço dos alunos nos ensaios da dramatização foi auxiliado pela professora de Flauta Transversal, que fez uma apresentação, com o seu instrumento, do som de alguns animais, incluindo os personagens dos nossos filmes. O propósito era mostrar como a “linguagem” dos animais podia ser traduzida em música e assim ajudar à teatralização dos fantoches.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.