2º ciclo – 6º ano – Domínio de Autonomia Curricular: Igualdade de género, redução das desigualdades
Junho 18, 2021
Domínio de Autonomia Curricular – Fauna Divertida 2º ano
Julho 1, 2021

Domínio Autonomia Curricular 4º ano – Principais Atividades produtivas Nacionais

Vitória, vitória… começou a história. Este DAC começou com a história “Amália- Já sei quem és.” , de Carminho  contada pela professora de flauta transversal, Margarida Quítalo.  E a partir dessa história partimos para o estudo da atividade económica – o turismo.

Na aula de português revimos o texto poético, os verbos, os pronomes e os determinantes. Aprendemos o fado “A casa da Mariquinhas”  e fizemos uma atividade intitulada “Ortografia musical”, onde tínhamos de escrever as palavras em falta no poema do fado mencionado.

Em estudo do meio visitámos o museu do fado em Lisboa, virtualmente. Em aula invertida pesquisámos vários locais de interesse turístico da região de Setúbal e criámos uma página de instagram na parede da escola denominada: “Turistagram”.

A aula de inglês escrevemos comentários na nossa página “Turistagram” em inglês, depois de imaginarmos ser turistas ingleses a visitar os vários locais apresentados.

Em artes visuais traçámos e pintámos a simetria do rosto de Amália rodrigues e decorámos com uma moldura.

Na aula de Belas Artes desenhámos a guitarra portuguesa.

De seguida passámos para as restantes atividades económicas como a agricultura, a pesca, a pecuária, a silvicultura e a indústria.

No português lemos e interpretámos textos alusivos aos temas. Estudámos o texto descritivo e escrevemos um, em coletivo, recorrendo a uma imagem. Conjugámos verbos e revimos o grau dos adjetivos.

Na matemática estudámos as frações, exercitámos as multiplicações e as divisões e resolvemos situações problemáticas de acordo com os temas em estudo.

Em artes visuais e depois de abordarmos o texto descritivo em português fomos para a rua desenhar o Convento de Jesus e a sua envolvência. E desenhámos o ciclo da vinha e do azeite.

Em estudo do meio colorimos a “roda dos setores: primário, secundário e terciário”, de definição de conceitos. Colocámos os produtos alimentares produzidos em Portugal Continental no mapa exposto na sala de aula. “Fomos à pesca” e identificámos peixes de água doce, de água salgada e de aquacultura, com a ajuda da estagiária que esteve na nossa sala. Analisámos as diferentes espécies de pecuária criadas em Portugal. Identificámos espécies florestais, respetivas matérias-primas e principais produtos produzidos. E conhecemos as principais indústrias portuguesas, visualizando diversos vídeos.

Em expressão dramática/ teatro  realizámos a atividade “Rede de elogios”.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.