2º ciclo – 6º ano – Domínio de Autonomia Curricular: Igualdade de género, redução das desigualdades

2º ciclo – 5º ano – Domínio de Autonomia Curricular: Igualdade de género, redução das desigualdades 
Junho 14, 2021
Domínio Autonomia Curricular 4º ano – Principais Atividades produtivas Nacionais
Junho 20, 2021

2º ciclo – 6º ano – Domínio de Autonomia Curricular: Igualdade de género, redução das desigualdades

Autonomia e Flexibilidade Curricular

2º ciclo – Domínio de Autonomia Curricular

 

Este ano o 2º ciclo organiza o seu trabalho em torno dos 17 objetivos traçados pela ONU para a sustentabilidade e que visam, através das 169 metas definidas, a construção de um mundo mais justo, próspero, sustentável e igualitário até 2030.

Estes objetivos foram traçados dentro de uma perspectiva universal refletindo as aspirações de diversas nações do mundo, tendo em vista a construção de um mundo com equilíbrio ambiental e social. Estes objetivos visam acabar com a pobreza e a fome mundial, construir um mundo mais pacífico, reduzir as desigualdades, promover os direitos humanos e proteger o planeta e seus recursos naturais.

No mês de abril, o 2º ciclo elegeu os seguintes objetivos:

5-Igualdade de género    10-redução das desigualdades

No desenvolvimento do objetivo 5, pretendeu-se sensibilizar os alunos para acabar com todas as formas de discriminação entre homens e mulheres, para eliminar todas as formas de violência entre estes e para o reconhecimento e valorização de todo o tipo de trabalho, incluindo o de assistência e doméstico não remunerado. Neste âmbito, valorizou-se a importância de garantir a participação plena e efetiva de todos e a igualdade de oportunidades.

No desenvolvimento do objetivo 10, pretendeu-se sensibilizar os alunos para a promoção da inclusão social, económica e política de todos, independentemente da idade, género, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição económica ou outra. Foi dada especial importância ao garantir a igualdade de oportunidades e reduzir as desigualdades.

 

6º ano

Português – Trabalho sobre as caraterísticas do texto biográfico e informativo. Realização de biografias sobre mulheres que se tenham destacado na 1ª metade do séc. XX e no Período do Estado Novo.  Preparação de textos informativos para a disciplina de HGP.

HGP– Realização de pesquisas sobre o papel da mulher na 1ª República e no período do Estado Novo, tendo posteriormente realizado textos informativos sobre o tema. Exposição dos trabalhos.    

Inglês– Músicas: “Greatest love of all” de Whitney Houston e “one love” Bob Marley. Exploração da letra com base no conceito de que o amor é o mais importante para a redução das desigualdades.

Ciências- Com base na informação existente no manual de 6 ano e em pesquisas realizadas na internet, debate de temas sobre a pele e o porquê de existirem diferentes tons de pele. Realização de vários trabalhos sobre o tema.

Matemática- Análise de informação variada (textos e gráficos) sobre os vários tipos de violência, consultando relatórios publicados pela APAV.

Educação Visual – Elaboração de desenhos/esboços e construção de estatuetas (maioritariamente femininas) utilizando material riscador e diversos materiais como arame; papel; plasticina; fita de pintor ou fita cola; folha de alumínio; jornal e/ou pasta de modelar.

Educação Física – Apresentação do tema Igualdade de Género no Desporto. Exploração do panorama do Desporto Português no que diz respeito à distribuição de géneros nas diferentes modalidades desportivas. Visionamento de um Vídeo com a apresentação do Corfebol, modalidade desportiva coletiva que promove de forma regulamentar a igualdade de géneros.

Cidadania e Desenvolvimento- Debate sobre o tema da redução das desigualdades e igualdade de género. Realização de trabalhos escritos sobre o tema.

Oficina Criativa – Realização de pesquisas sobre pinturas realizadas por mulheres “famosas ou não”. Reprodução individual de pinturas/quadros dessas mesmas pintoras. Exposição de dos trabalhos realizados.

Oficina de Música – Construção de instrumentos com materiais reciclados para a música dos “sons da floresta”.

Orff- Elaboração do “Guião dos Sons da Floresta” e respetivo ensaio.

Formação Musical – Exploração do tema “Mulheres compositoras” ao longo do tempo.

Piano- Apresentação de grandes pianistas – mulheres artistas. O papel da mulher nas Bandas Militares.

Violino- Apresentação do tema “Violência”, “Gestão de conflitos” e “Emoções”, com a projeção de alguns excertos do filme Divertida Mente.

Bateria- Apresentação do papel das mulheres na bateria.

Saxofone-Septimino

Guitarra- Exploração de vídeos de músicos/guitarristas – Homens e Mulheres. Castrados.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.