Domínio de Autonomia Curricular 2º ano – As plantas
Maio 7, 2021
Domínio de Autonomia Curricular 3º ano – Vamos por aí descobrir
Maio 18, 2021

Domínio de Autonomia Curricular 4º Ano – Os Astros

Vitória, Vitória… começou a História… O DAC partiu da exploração do livro Universo, um livro pop-up 360ᵒ, contudo à medida que o DAC se foi desenrolando os alunos  foram sugerindo a leitura e exploração de novos livros como : “A Lua”, o “O Sol” e “O planeta Terra”. Lemos os textos narrativos: “A noite” e “À luz das estrelas” e fizemos a sua interpretação oral e escrita. Revimos os determinantes; o sujeito e o predicado.

Em estudo do meio iniciámos o tema com uma viagem pelo universo através da aplicação Solar System Scope. Explorámos um sistema solar interativo trazido para a sala de aula por uma aluna. Observámos sistemas solares feitos no ano transato, em casa, no início do confinamento. Construímos uma roleta com as fases da Lua. Duas alunas, de forma autónoma criaram um powerpoint,  alusivo ao sistema solar e apresentaram-nos à turma. E no dia mundial da Terra fizemos cartazes de sensibilização para todos tratarmos melhor a Terra.

Na Matemática e com a ajuda das fases da Lua abordámos as frações e a comparação de frações equivalentes e revimos a divisão.

Na aula de Inglês ouvimos e cantámos três músicas sobre os planetas. Depois fizemos a  ficha sobre os planetas revendo os números ordinais e vocabulário relacionado com o sistema solar.

Em Belas Artes Construímos um sistema solar “fora da caixa”, um sistema solar doido e divertido. A brincar é que se aprende!

Na aula de Expressão Dramática/ Teatro fizemos de conta que eramos extraterrestres ou robôs e respondemos a algumas perguntas e contámos aventuras com as vozes das respetivas personagens.

No instrumento: o professor de guitarra, Luís Roldão, apresentou a música “Clair de Lune” e no violino, dois alunos da turma conjuntamente com professora de violino  tocaram a música “Ao luar”.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.