Música! Secundário? E depois…
Abril 16, 2021
Domínio de Autonomia Curricular – Letras “s” e “z”
Maio 1, 2021

Selo Escola Amiga da Criança

Ano 2020

Mais uma vez concorremos com os nossos projetos e, mais uma vez, voltámos a ser reconhecidos com a distinção da escola Amiga da Criança. Desta vez obtivemos 17 prémios e é com muito orgulho que os recebemos. Apesar do trabalho apresentado a concurso ser o que habitualmente fazemos com as nossas crianças, é sempre bom sermos distinguidos como uma das ”escolas que concebem e concretizam ideias extraordinárias, contribuindo para um desenvolvimento mais feliz da criança”.

Assim fomos e assim continuaremos a ser!

Conheça aqui os projetos distinguidos da Academia que estão divulgado no site da FERSAP (Federação Regional de Setúbal da Associações de Pais)

Aproveitamos para agradecer à FERSAP pela excelente partilha que fez dos projetos num site de fácil acesso e muito bem elaborado.

Avós e Netos – Vivências e ambientes (clicar para abrir)

 

Sabias que… ? (clicar para abrir)

 

 

 

O Passado Nacional (clicar para abrir)

 

Multiculturalidade (clica aqui para abrir)

 

Lanches saudáveis para levar para a escola (clica aqui para abrir)

 

Importância da música e arte na nossa sociedade – homenagem profissionais de saúde coronavirus (clica aqui para abrir)

 

Domínio de Autonomia Curricular: O meu corpo (Corpo humano vs corpo do violino)

Newsletter (clica aqui para abrir)

 

Liberdades (clica aqui para abrir)

Sistema solar à distância (clica aqui para abrir)

Reciclar é ajudar (clica aqui para abrir)

Família (clica aqui para abrir)

 

Emoções, reações e sentimentos. (clicar aqui para abrir)

 

Dia Mundial Da Música: “Pensar O Passado, Viver O Presente?” “Pensar O Presente, Viver O Futuro?” (clicar aqui para abrir)

“English ON and IN the Kitchen” (clicar aqui para abrir)

 

Ano 2019

Academia de Música e Belas Artes Luísa Todi distinguida com 9 projetos que resultam em 4 selos “Escola Amiga da Criança”.

 

A CONFAP em parceria com a LEYA criaram uma iniciativa que visa distinguir Escolas Amigas da Criança. Escolas com ideias extraordinárias que concebem e concretizam para melhorarem as suas condições de funcionamento e construírem uma escola melhor, mais amiga da criança.
No ano 2019 a Academia teve 9 projetos distinguidos na Edição 2019 da Escola Amiga da Criança. A Academia foi distinguida com o selo escola amiga da criança nas categorias: Alimentação, Saúde e Ambiente ; Envolvimento família-comunidade; Atividades extracurriculares e/ou interdisciplinares e Cidadania e/ou Inclusão.
O nosso muito obrigado às nossas educadoras, aos nossos professores, às nossas assistentes educativas e restante pessoal não docente que tornam a Academia uma escola amiga da criança! Esta é uma distinção que nos enche de orgulho, com especial incidência na categoria de cidadania e inclusão. Muitos destes projetos têm por base o Modelo Pedagógico que defendemos para a Academia, com base na Autonomia e Flexibilidade Curricular e com a música como elo de ligação entre as aprendizagens! Um modelo que torna as nossas crianças felizes!

 

Deixamos o nome dos projetos vencedores distinguidos:

 

Alimentação, Saúde e Ambiente
– Educação Ambiental – Como tratar bem o Ambiente? – Pré Escolar – Sala Verde
– Dia Mundial da Alimentação. Turma do 2º ano

Envolvimento família-comunidade
– Dia Mundial da Música. – 2º Ciclo (turmas do 5 e 6 anos)
– Caminhada da Família – Projeto de Escola

Atividades extracurriculares e/ou interdisciplinares
– Espetáculo musical – Fuga a Berta / ConTradições de Natal – Projeto de Escola
– Uma nova forma de aprender – Turma do 1º ano
– Culturas de outros povos – Turma do 3º ano

Cidadania e/ou Inclusão
– Os órgãos dos sentidos – Turma do 2º ano
– Sos bebés – artistas solidários; solidaried’arte abstrata – Turma do 4º ano.

 

Ano 2018

No ano 2018 a Academia já tinha sido distinguida na categoria de Alimentação, Higiene e Ambiente com o Projeto desenvolvido com a turma do Primeiro Ano, no âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular.

Neste os alunos do 1º ano abordaram o tema da alimentação saudável na perspetiva de cada disciplina:
  • Na disciplina de Português visualizaram o conto tradicional “Caldo de Pedra”, recontaram esta história pelas suas próprias palavras e fizeram a sua ilustração.
  • Na Matemática realizaram contagens e consolidaram o conceito de lateralidade.
  • Nas Artes Visuais desenharam e pintaram alimentos para decorar o refeitório da Academia. Cozinharam uma sopa saudável para distribuição no Lar CAID – Centro de Apoio a Idosos Dependentes da Santa Casa da Misericórdia.
  • Na disciplina de Educação Musical trabalharam músicas e quadras que foram cantadas e declamadas na visita ao Lar CAID.
De acordo com o Projeto Educativo da Academia, este convívio entre gerações foi muito importante para promover os valores que queremos fomentar nos nossos alunos, indo ao encontro do Tema Integrador Enraiz´Arte. Um projeto educativo onde a escola se integra na sua comunidade numa perspetiva cultural, ambiental, pedagógica e artística. 

Esta distinção valoriza o projeto que a escola está a construir para os alunos em faze-los crescer com comunidade e da abordagem interdisciplinar das matérias.

 

selo escola amiga da criança

Parabéns à turma do primeiro ano e à sua professora Marta Louro! Parabéns a todos os participantes e à Escola Básica E Secundária de Lousada Oeste pelo 1º Prémio “Escola Amiga da Criança”!
selo escola amiga da criança

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.