Aprender a escrever
Como ajudar a criança a aprender a ler e a estudar
Novembro 18, 2019
Domínio de Autonomia Curricular – 3º ano – Emoções, reações e sentimentos
Novembro 25, 2019

3º ano Domínio de Autonomia Curricular – O nosso Corpo

Sistema digestivo

Estudo do meio – Começámos por ver o vídeo “Era uma vez a vida” e vários power points, para descobrirmos o sistema digestivo. Construímos o sistema digestivo com plasticina (como o nosso tema de educação para a cidadania é a educação ambiental reaproveitámos os sistemas feitos pela turma do 3º ano do ano passado e acrescentámos alguns pormenores)

Português – Lemos e interpretámos os textos: “Falta de alimentos” e “ Sebastião e a prova de vegetais”; consolidámos a translineação e revimos dos nomes. Escrevemos um texto a pares, intitulado: “E se não tivesses o que comer…”

Matemática – Com uma caixa de bombons recordámos a dezenas e centenas, bem como os números ordinais até ao centésimo.

Inglês – Aprendemos as partes do corpo – jogos, associação de imagem e vocabulário e rimas tradicionais.

Música – Canção “sistema digestivo”, escrita e composta pelo professor Marco Santos.

Expressão Dramática – Coreografia da canção sistema digestivo.

Sistema circulatório

Estudo do meio – Começámos por ver o do vídeo “Era uma vez a vida” e vários power points, para descobrirmos o sistema. Construímos o sistema circulatório com plasticina.

Português – Lemos e interpretámos o texto “ O sangue corria”; revimos os sinais de pontuação e realizámos exercício ortográfico.

Matemática – estimámos quantos litros de sangue temos e a partir daí abordámos o milhar e as frações.

Inglês – Aprendemos a descrição física, com desenho e descrição de monstros. 

Música – entoámos a canção do “sistema circulatório”, escrita e composta pelo professor Marco Santos.

Expressão Dramática – Coreografia da canção sistema circulatório.

Educação física – Medimos a nossa pulsação /frequência cardíaca, em repouso e depois de exercício físico.

Instrumento – O professor Sérgio Caldeira falou-nos sobre a pulsação musical e mostrou-nos um metrónomo e para que serve.

Sistema Respiratório

Estudo do meio – Começámos por ver o vídeo “Era uma vez a vida” e vários power points, para descobrirmos o sistema respiratório. 

Português – Lemos e interpretámos o texto “João Ar-puro”, abordámos a forma de frase e revimos os adjetivos qualificativos.

Matemática – Comemorámos o dia mundial da alimentação saudável e trouxemos de casa – embalagens, caixas, copos, latas vazias etc. maioritariamente de produtos alimentares. Assim trabalhámos os sólidos geométricos e revimos os polígonos. Depois de consolidados os conhecimentos fomos colocar os materiais de estudo no ecoponto (abordando assim o tema de cidadania: educação ambiental)

Artes visuais – Construímos um sistema respiratório com materiais reciclados.

Música – entoámos a canção do “sistema respiratório”, escrita e composta pelo professor Marco Santos.

Expressão dramática – expressámos cuidados a ter com o sistema respiratório e com os outros sistemas já estudados.

Educação física – Experienciámos as várias formas de respirar em esforço.

Instrumento – A professora Mariana Costa, ao piano, mostrou-nos diferentes frases musicais e a importância delas existirem.

Sistema excretor 

Estudo do meio – Começámos por ver o vídeo “Era uma vez a vida”, diversos power points e imagens, para descobrirmos o sistema excretor.

Português – Lemos e interpretámos o texto “A gota com sede”, revimos a forma de frase e os adjetivos qualificativos.

Matemática – Introdução da tabuada do 7 com uma história inventada.

Música – entoámos a canção “sistema urinário”.

Sistema reprodutor

Estudo do meio – Começámos por ver o vídeo “Era uma vez a vida”, power points e ilustrações, para descobrirmos o sistema reprodutor.

Português – Ouvimos as histórias “Para onde foi o Zezinho” e “A mãe pôs um ovo” fizemos o reconto oral e a ilustração dos mesmos. Lemos e interpretámos o texto “ Como nasceram as zebras” e revimos o género e o número dos nomes.

Matemática – Revimos a multiplicação através da importância da reprodução.

Música – Cantámos a canção “sistema reprodutor”

Expressão dramática – Dramatizámos todos os sistemas aprendidos e cuidados a ter com os mesmos, de forma a que os colegas adivinhassem o que era.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.