Domínio de Autonomia Curricular: O meu corpo (Corpo humano vs corpo do violino)
Outubro 14, 2019
Domínio Autonomia Curricular 1º ano – Letra i
Outubro 21, 2019

Domínio de Autonomia Curricular 3º ano – Naturalidade e nacionalidade

Estudo do Meio – Depois de dizermos o que sabíamos sobre naturalidade e nacionalidade explorámos o mapa de Portugal Continental, da Região Autónoma dos Açores e da Madeira. Estudámos as suas bandeiras e aprendemos o Hino Nacional. Analisámos o mapa do Mundo e as nacionalidades e construímos um cartaz sobre as nacionalidades.
Estudámos os conceitos de distrito, concelho e freguesia. Desse modo, aproveitámos e fizemos uma visita pela freguesia da nossa escola e outra envolvente de forma a identificarmos sítios e lugares e aproveitámos o passeio para recolher beatas de cigarros e outro lixo, aliando assim o nosso projeto de educação para a cidadania – Educação ambiental.

Tivemos o privilégio te ter um deputado, na nossa sala de aula, encarregado de educação de um aluno, que nos veio falar das funções do poder local e municipal. Das funções e competências dos deputados e do governo. E ainda nos desafiou a realizar uma votação.

Português – Lemos e interpretámos de forma oral e escrita os textos “A Bandeira Nacional” e “Espelho” e com a boneca EGA aprendemos a classificar palavras quanto à sílaba tónica.

Matemática – Analisámos gráficos de barras sobre os distritos de Portugal Continental e resolvemos situações problemáticas. Com o lixo recolhido contruímos um cartaz com o tempo de decomposição do mesmo e depois escrevemos esse tempo em numeração romana.

Inglês – Falámos sobre os vários países onde se fala inglês e da importância para as pessoas dos vários países comunicarem. Falámos sobre o Reino Unido em termos de história e localização, sobre a bandeira e a família real.

Música – Aprendemos canções tradicionais de vários países.

Artes Visuais – Construímos o mapa de Portugal Continental com materiais reciclados.

Educação Física – Realizámos jogos tradicionais.

Mus&Cultura – Abordámos Portugal etno-musical e o que identifica cada região, o sentido de pertença e a identificação cultural por regiões.
Instrumentos – Ao acordeão, o professor Óscar presenteou – nos com músicas de vários países. No saxofone, o professor João Salcedas e o aluno João de Deus tocaram o Hino Nacional. A Professora Joana Gomes e os alunos Ana Carolina e Guilherme apresentaram-nos músicas tradicionais, no violino. As alunas Matilde e Maria do Carmo tocaram uma música americana na flauta transversal, acompanhadas ao piano pela professora Margarida Quítalo. E o professor Nuno Santos, com os alunos João de Brito e Francisco apresentaram-nos duas músicas tradicionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.