2º ciclo – 5º ano – Domínio de Autonomia Curricular  – “Pensar o passado, viver o presente?”  “Pensar o presente, viver o futuro?”

Comemorações do dia Mundial da Música – Semana da Música
Setembro 29, 2019
2º ciclo – 6º ano – Domínio de Autonomia Curricular  – “Pensar o passado, viver o presente?”  “Pensar o presente, viver o futuro?”
Outubro 10, 2019

2º ciclo – 5º ano – Domínio de Autonomia Curricular  – “Pensar o passado, viver o presente?”  “Pensar o presente, viver o futuro?”

Autonomia e Flexibilidade Curricular

2º ciclo – Domínio de Autonomia Curricular 

“Pensar o passado, viver o presente?” 

“Pensar o presente, viver o futuro?”

Estas foram as problemáticas estudadas pelos alunos do 2º ciclo onde a reflexão sobre o passado, o presente e o futuro deram azo a variadíssimas atividades e oportunidades de aprendizagem.

Se é no passado que podemos avaliar os processos de progressão da civilização presente, há que interiorizar o presente para projetar o futuro. Temas como a evolução do ser humano, a comunicação e o ambiente, foram o centro da ação e o motivo para pesquisar, para analisar, para questionar criticamente, para avaliar e selecionar a informação, para formular hipóteses e tomar decisões fundamentadas relacionadas com a liberdade, a autonomia, a responsabilidade e a consciência de si próprio e do mundo. Mas foi sobretudo a música o eixo principal e que, numa perspetiva criativa, uniu o passado ao presente e o presente ao futuro, transformando todos os dias em dias de Música!

5º ano

Português – Trabalho sobre o texto de dicionário e o texto de enciclopédia, verificando  quais as diferenças entre os dois. Realização de atividades de análise e gramática.

HGP– Análise das “Primeiras Comunidades Recoletoras da Península Ibérica”, dando ênfase às manifestações artísticas, nomeadamente às gravuras e pinturas rupestres. Associação deste tema à temática trabalhada em Educação Visual de identificação individual da capa.

Inglês-Análise da canção “Musica makes me sing”. Execução vocal.

Matemática- Estudo da relação entre a geometria e a natureza.

Ciências – Pesquisa e discussão em grupo sobre energias renováveis e como estas são importantes para o meio ambiente.

Educação Visual – Trabalho sobre o tema da “Comunicação”, em articulação com HGP, para a realização da identificação da Capa Individual do Aluno, tendo como tema “Pinturas e gravuras rupestres”, salientando a forma e os códigos de comunicação. Ilustração com o nome e com figuras paleolíticas e/ou utensílios. Aplicação de algumas técnicas de desenho técnico, de desenho livre, criativo e de rigor. Identificação colorida, contorno com caneta de ponta fina preta e colagem na capa de elásticos dos alunos.

Educação Física– Realização de um circuito de ginástica no solo, aproximando o “solo” da ginástica ao estudo do “solo” em Ciências Naturais.

Oficina Criativa – Construção de Flautas de Pã ou Pan e Transversais, com uma pesquisa sobre o instrumento, a sua origem, os tipos de flautas que existem, os materiais que podem ser construídas e músicos. Visionamento de alguns vídeos sobre diferentes processos de construção de flautas. Construção, em grupo, de algumas flautas com materiais diversos, tais como: palhinhas de plástico, canos de pvc e canas de bambu. Experimentação das flautas construídas.

Oficina de Música – Interpretação de três peças renascentistas portuguesas, com a participação dos professores Joana Gomes no Violino, Nuno Santos na Guitarra e Marco Santos na Percussão.

Classe de Conjunto– Dinamização de uma “aula aberta”, com uma breve apresentação do instrumento e demonstração de como se torna interessante a conjugação de todos os naipes deste conjunto instrumental. Apresentação aos respetivos familiares presentes dessas melodias que os mesmos interpretaram, passando os alunos a desempenhar a função de “professor” e mais tarde de “público”.

Formação Musical- Apresentação do “Carnaval dos Animais”.

Violino- Participação nas peças renascentistas trabalhadas na Oficina de Música.

Guitarra- Participação nas peças renascentistas trabalhadas na Oficina de Música e apresentação da “evolução da guitarra”.

Piano- Apresentação da “evolução do piano” e do “piano preparado”.

Violino- Apresentação da “evolução do violino”.

Flauta- Apresentação da “evolução da flauta”.

Saxofone- Apresentação da “evolução do saxofone”.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.