2º ciclo – 6º ano – Domínio de Autonomia Curricular  – “Pensar o passado, viver o presente?”  “Pensar o presente, viver o futuro?”

2º ciclo – 5º ano – Domínio de Autonomia Curricular  – “Pensar o passado, viver o presente?”  “Pensar o presente, viver o futuro?”
Outubro 10, 2019
Domínio de Autonomia Curricular 2º ano – “Eu e o meio”
Outubro 11, 2019

2º ciclo – 6º ano – Domínio de Autonomia Curricular  – “Pensar o passado, viver o presente?”  “Pensar o presente, viver o futuro?”

Autonomia e Flexibilidade Curricular

2º ciclo – 6º ano – Domínio de Autonomia Curricular 

“Pensar o passado, viver o presente?” 

“Pensar o presente, viver o futuro?”

Estas foram as problemáticas estudadas pelos alunos do 2º ciclo onde a reflexão sobre o passado, o presente e o futuro deram azo a variadíssimas atividades e oportunidades de aprendizagem.

Se é no passado que podemos avaliar os processos de progressão da civilização presente, há que interiorizar o presente para projetar o futuro. Temas como a evolução do ser humano, a comunicação e o ambiente, foram o centro da ação e o motivo para pesquisar, para analisar, para questionar criticamente, para avaliar e selecionar a informação, para formular hipóteses e tomar decisões fundamentadas relacionadas com a liberdade, a autonomia, a responsabilidade e a consciência de si próprio e do mundo. Mas foi sobretudo a música o eixo principal e que, numa perspetiva criativa, uniu o passado ao presente e o presente ao futuro, transformando todos os dias em dias de Música!

 

6º ano

Português – Trabalho sobre a notícia e o texto publicitário. Verificação da diferença entre os dois tipos de texto e realização de atividades de análise e gramática.

História – Estudo do “O Império Português, o Poder Absoluto, a sociedade de ordens e a arte no séc. XVIII”. Articulação de conteúdos entre esta disciplina e a de Educação Visual com exploração das caraterísticas do estilo Barroco, especialmente o azulejo.

Inglês-Trabalho de compreensão oral e escrita sobre a música “sing for the climate/do it now”. Execução vocal da canção com apresentação a turmas do 1º ciclo. Produção de cartazes sobre a temática da canção: ambiente e música.

Matemática- Estudo estatístico sobre doenças relacionadas com o sistema digestivo. Evolução destas doenças ao longo do tempo. Análise de um artigo sobre a evolução da incidência de diabetes e quais as projeções para o futuro. Análise de gráficos de linha sobre a temática.

Ciências Naturais – pesquisa sobre doenças relacionadas com o sistema digestivo, mais recentes e algumas da época dos descobrimentos (escorbuto). Realização de trabalhos em grupo sobre essas doenças.

Educação Visual – Em articulação com a disciplina de História e Geografia de Portugal, estudo da unidade referente ao Património com relevância sobre a época do Barroco, nomeadamente sobre a noção, o valor e os tipos de património existentes. Identificação dos tipos de património com incidência na época do Barroco, com o azulejo como Património Cultural Material do nosso país. Realização de desenhos para reproduzir o pormenor de um azulejo Barroco.

Educação Física – Visionamento de um pequeno vídeo sobre a “Alimentação Saudável” com o intuito da apresentação de um cartaz, a fim de se poder criar uma exposição sobre o tema.  

Cidadania e Desenvolvimento – Pesquisa e realização de trabalhos relacionados com o tema “Segurança Rodoviária”, nomeadamente “Condução automóvel, atenção redobrada”; “Cuidados a ter com o uso de cadeirinhas de crianças nos automóveis”; “Cuidados a ter em viagens de autocarro”; “Uso de telemóvel pelos peões”; “Viajar em segurança” e “Transporte de crianças em segurança”.

Oficina Criativa –. Construção de Marcadores de Livro alusivos ao Dia Mundial da Música com ilustrações e frases com sugestões de comportamentos e/ou atitudes a ter (ou não ter) quando assistem um espetáculo alertando o público para tal. 

Oficina de Música – Interpretação de uma peça retirada da banda sonora do filme “Cars”: “Real Gone” de Sheryl Crow. A peça foi acompanhada por um aluno da turma a tocar Bateria, outro no Cajon, outro nas maracas e ainda pelo professor Marco Santos ao Piano.

Piano- Apresentação do “piano preparado”.

Saxofone- Apresentação da “evolução do saxofone”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.