Lanches Saudáveis para levar para a Escola

Pre escolar varanda
Como gerir o stress da entrada ou reentrada no jardim de infância
Agosto 28, 2019

Lanches Saudáveis para levar para a Escola

“Uma alimentação saudável é determinante para um bom desenvolvimento físico e intelectual, além de promover a saúde e o bem-estar geral”, refere a Associação Portuguesa de Nutricionistas (APN).

Se pesquisar sobre lanches saudáveis na internet vai deparar-se com muitas propostas com uma apresentação fantástica mas que, à primeira leitura da receita e dos ingredientes, se traduzem numa tarefa digna de um Chef e que pode ser giro fazer uma vez mas todos os dias se torna impossível!

A piorar a situação, muitas crianças não estão habituadas a certos alimentos e o pior pesadelo dos pais é ter um trabalhão enorme para preparar aquele lanche bonito e saudável e ele ir para ao caixote do lixo!

Uma manhã de rotina em tempo escolar não é fácil. O grau de dificuldade aumenta com o número de filhos, a distância da escola, do trabalho e os horários dos pais. Facilite a sua vida e faça escolhas baseadas na sua vida e nas suas possibilidades, elas podem ser saudáveis na mesma!

O mais importante é perceber as reais necessidades da criança tendo em conta o seu horário. Uma criança que chega perto das 9h à escola com o pequeno-almoço tomado em casa e vai almoçar ao meio dia não terá necessidade de um lanche enorme que só lhe vai tirar a vontade de almoçar, e lá se ganha mais um problema

O Lanche da Manhã

Lanches saudáveis

Lanches saudáveis para levar para a escola

 

Tendo em conta o que é mais saudável e apetecível para a criança aposte na fruta para o intervalo da manhã. Há imensas variedades e é fácil de preparar e transportar.

A fruta de casca pode ser consumida bem lavada, mas se o seu filho não gosta há sempre um adulto que a descasca na hora para que não fique oxidada. Existem tantas hipóteses que podem ser preparadas facilmente em casa como o melão meloa ou melancia, as uvas. Aposte na fruta da época que é sempre mais saborosa e económica. Há ainda a proposta dos mirtilos, amoras e framboesas que são tão saudáveis, coloridas e apetecíveis! Tomate cherry e cenoura são também uma boa aposta.

Se achar pouco, só a fruta, junte um queijinho ou um iogurte.

O Lanche da tarde

Lanches saudáveis completos

Lanches saudáveis completos

O lanche da tarde pode ser mais completo, até porque para muitos o jantar ainda tarda e com a brincadeira as energias vão-se gastando!

pão um lanche saudável

Pão, um lanche saudável

O pão é uma boa fonte de hidratos de carbono. Existem tantas variedades de pão. Aposte no pão escuro e experimente pão de várias cores e variedades: abóbora, beterraba, alfarroba dão um colorido diferente ao lanche. Chame-lhe o pão às cores, das princesas, dos personagens favoritos, etc, em vez de dizer que é de alfarroba ou outro. As crianças ficam mais entusiasmadas com as cores e as brincadeiras!

Varie no conteúdo, queijo, fiambre, compota são boas opções para criar variedade. Se tiver tempo ponha a folhinha de alface ou outro condimento!

O bolo caseiro também é uma boa opção para os lanches escolares. Se fizer um bolo com o seu filho no fim se semana vai ter opções rápidas e saudáveis para a semana da escola. Opte por farinhas mais saudáveis, reduza no açúcar e adoce com açucares naturais como fruta, mel, xarope de ácer. As hipóteses mais saudáveis são muitas e não acrescentam mais trabalho.

O bolo pode ser um lanche saudável

O bolo pode ser um lanche saudável

Os frutos secos são muito ricos

Os frutos secos são muito ricos

Os queques e as panquecas também se fazem facilmente ao fim de semana e podem ser opções rápidas para o dia-a-dia escolar.

As sementes e os frutos secos são também uma boa aposta para o lanche saudável e sobretudo fáceis de preparar!

O leite deve de ser preferencialmente branco! Mas também pode apostar no iogurte, ou no sumo de frutas.

E pode juntar de novo a fruta! Evite ao máximo os açúcares! Segundo um estudo da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI), em Portugal, “28,5% das crianças entre os 2 e os 10 anos têm excesso de peso, entre as quais 12,7% são obesas”.

E não se esqueça de ensinar o seu filho a beber água ao longo do dia! Pode transportar em garrafa própria ou pode beber da torneira, a água de Setúbal é muito boa!

E o ambiente?

Aproveite para ser uma criança amiga do ambiente e evite os plásticos descartáveis assim como as palhinhas. Pode usar aos taleigos de pano para o pão ou às caixas próprias para os lanches.

Lancheiras amigas do ambiente

Lancheiras amigas do ambiente

Partilhe em baixo as suas receitas de lanches saudáveis. Ajude os outros pais e tire novas ideias!!

Bons Lanches!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.