Como gerir o stress da entrada ou reentrada no jardim de infância

Educadora dá segurança às crianças
6 conselhos para uma melhor adaptação à Creche
Agosto 26, 2019
Lanches Saudáveis para levar para a Escola
Setembro 10, 2019

Como gerir o stress da entrada ou reentrada no jardim de infância

Pre escolar varanda

Pre escolar varanda

Está quase a chegar o grande dia! As nossas educadoras partilham as suas experiências

Para alguns é só um regresso com o fim das férias, para outros é um novo espaço, uma nova etapa!

É já no dia 2 de setembro que as portas do Jardim de Infância da Academia Luísa Todi abrem para receber os seus pequenotes muito especiais!

As educadoras Mónica Santos, Ana Rita Abelho e Isabel Valente e as assistentes Emília Valério, Sandra Contumélias e Susana Reis, vão estar de braços abertos à espera de todos com algumas novidades que serão boas surpresas!

Estarão prontos para começar uma nova aventura?

 

A Adaptação

A adaptação das crianças pode ser feita de forma gradual. Cada criança é única e especial e tem um ritmo próprio para se adaptar à nova rotina, até mesmo os que já nos conhecem! Será sempre um espaço diferente, um grupo com novas caras e é preciso tempo. Para alguns será preciso um colo ou uma atenção especial e para outros apenas um objeto que reconforta.

Adaptação ao Jardim de infância Pre-escolarNesta fase de adaptação, as reações são diferentes de uma criança para outra. Para algumas pode ser o choro, para outras a rejeição à alimentação, algumas insónias ou outras reações que decerto irão alterar a vida familiar nestes primeiros dias. Aos pais pedimos confiança e muita paciência!

Os pais também estarão em adaptação o que vai trazer alguma ansiedade!

A confiança na equipa da sala será essencial para que tudo se ultrapasse com normalidade. A comunicação também é muito importante! Não deixe dúvidas por esclarecer logo nos primeiros dias. Não espere pela reunião de pais, vá falando com a educadora sobre o que o incomoda e sobre o que fazer perante cada situação.

Oiça as sugestões e solicitações da educadora, estas serão para ajudar o seu filho e também as outras crianças!

 

O que os pais podem fazer para ajudar a criança nesta fase?

  • Aceite com naturalidade que esta será uma fase de alguma instabilidade normal e transmita essa segurança à criança;
  • Prepare com antecedência o que a criança vai levar com ela para o Jardim de Infância, dando-lhe oportunidade de tomar decisões e fazer escolhas pessoais;
  • Combine com a educadora o melhor procedimento para a adaptação da criança consoante a sua expectativa e disponibilidade. Não se sinta mal se não tiver muito tempo, as crianças adaptam-se se se sentirem seguras.
  • Não prolongue despedidas e se ouvir chorar não volte para trás, a não ser que a educadora o chame. Despeça-se do seu filho da forma que ache melhor para ele. Para alguns é preferível dizer adeus, para outros é melhor não vos ver sair!
  • Quando for buscar o seu filho ao Jardim de Infância, não demore, a permanência dos pais na sala pode ser desconfortante para as outras crianças que ainda não têm lá os seus!

Quando a criança se sente segura consegue surpreender-nos e a adaptação é mais rápida. Esta segurança é transmitida pelo trabalho em equipa entre os pais e as educadoras.

O que é preciso levar para o Jardim de Infância?

Para os primeiros dias leve na mochila do seu filho:

  • Uma muda de roupa – pode sempre haver um acidente no almoço ou wc
  • Uma garrafa de água pequena
  • Lanche – um snack para a manhã e um lanche para a tarde preparado com amor e carinho, e se possível, com o conhecimento da criança
  • Um objeto de consolo que pode ser a chupeta, um paninho ou um brinquedo especial
  • No caso da criança dormir a sesta (3 anos) leve também uns lençóis de cama de catre (tamanho 120×60), pois o cheiro da sua casa transmite segurança
  • Adquira o equipamento escolar na secretaria – o seu uso é obrigatório e convém adaptar a criança logo desde os primeiros dias a “vestir a camisola” da nossa escola!

 

Neste inicio de ano, a equipa da sala também vai ter uns dias muito intensos, pois será a altura de adaptação. E é natural que possam haver trocas ou confusões! Tenha alguma paciência e ajude-nos identificando todos os objetos do seu filho. Será uma grande ajuda se escrever os recados importantes e entregar à educadora ou deixar bilhetes na mochila.

Obrigada pela ajuda

Até já!

Vera Afonso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.