Domínio de Autonomia Curricular 2º Ciclo – As mil e uma Noites
Abril 6, 2019
Domínio de Autonomia Curricular – Letra H
Abril 8, 2019

Domínio de Autonomia Curricular – Os Animais

Os alunos iniciaram o Domínio de Autonomia Curricular- Animais com o trabalho projeto/pesquisa. Assim começaram por manifestar o que já sabiam sobre os animais? E o que queriam saber?

Estudo do Meio – Com a ajuda das famílias realizaram trabalhos de pesquisa sobre animais em vias de extinção e apresentaram-nos à turma. Em grupo construíram cartazes de acordo com as caraterísticas dos animais. E ainda tiveram a oportunidade de ouvir a veterinária Carlota falar sobre os cuidados a ter com os animais de estimação.

Português – Audição das histórias do PNL a “A girafa que comia estrelas”; e o “O nabo gigante”. Interpretação e reconto oral das mesmas. Consolidação do tipo de texto informativo com a leitura e interpretação dos textos “Leões”, “Lince-Ibérico” e “Lobo Ibérico”. Apresentação de várias fábulas e escrita de uma fábula onde os alunos deram largas à imaginação. Escrita de textos absurdos com a junção de dois animais ex. abelhurso; e ilustração do mesmo. E escrita, em grande grupo do “Abecedário maluco dos animais”.

Matemática – Construção de sólidos geométricos em forma de animais e classificação dos mesmos. Estudo de sólidos geométricos construídos com plastifica e palhinhas. Composição de animais utilizando o tangram, depois da apresentação do tangram e sua lenda. Estudo dos polígonos e não polígonos, bem como de linhas poligonais e não poligonais, usando materiais do quotidiano. E fizemos revisões da matéria dada, com o jogo “pesca”.

 

Inglês – Os alunos aprenderam o nome de animais e o que eles são capazes de fazer. Ilustraram frases, escreveram e cantaram canções sobre animais.

 

Educação Física – Realizaram o jogo do macaquinho do chinês, e um jogo de imitação de animais com banda sonora associada ao tema (o Fungagá da bicharada do Avô Cantigas, Gyal You a Party Animal de Charley Black e Daddy Yankee e Animals dos Coldplay).

 

Educação Artística- Artes Visuais – Criação de animais com dobragens.

 

Educação Artística- Música – Apresentação e audição da canção “O Carnaval dos Animais”, de Camille Saint-Saëns.

Educação Artística-Expressão Dramática/ Teatro – Dramatização da história do PNL – “O Nabo Gigante”. E jogo de escrita de caraterísticas e/ou adjetivos nas costas “asas” dos colegas.

 

Música Tradicional – Canção “Toda a vida fui pastora”.

Instrumento – Uma aluna de violino, conjuntamente com professora Joana Amorim apresentou, à turma, a música “O macaquinho”. E a música “Dança do Ouriço”, foi apresentada, por dois alunos de guitarra e pelo professor Nuno Santos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.