Domínio de Autonomia Curricular – Culturas de outros povos
Fevereiro 8, 2019
Domínio de Autonomia Curricular – Letra B
Fevereiro 11, 2019

Domínio de Autonomia Curricular – Abracadabra

Abracadabra… e o mês de janeiro trouxe-nos a magia para dentro das salas de aula. Estas foram o palco de enormes curiosidades, encantamentos e sonhos. A aprendizagem não foi só uma ilusão nem um truque encenado. A aprendizagem foi  conhecimento, foi criatividade, foi crítica e reflexão. Foi o momento de acender a imaginação, construir conhecimento e partilhar alegrias e encantos.

Foi também altura de assistirmos a um excelente momento de ilusionismo, proporcionado pelo professor Marco Santos, onde as ilusões de ótica e a sua criatividade nos encantaram.

Abracadabra… e a magia aconteceu!

5º ano

Português – Levantamento de vocabulário relacionado com a magia/ilusionismo e estudo do texto poético com a construção de quadras. Criação de uma narrativa à volta do truque de ilusionismo que os alunos trabalharam.

Inglês – Realização de ilustrações e escrita de palavras/frases sobre coisas mágicas na vida de cada um.

Ciências Naturais – Pesquisa, em fontes variadas, e análise de exemplos de adaptações morfológicas e comportamentais dos animais, com o visionamento de vídeos sobre mimetismo e camuflagem.

Formação Musical – Audição e apreciação da obra “Hedwig’s Theme” e acompanhamento da audição através da visualização da partitura original. Visualização da interpretação da peça em contexto de “Concerto” pela Orquestra da BBC. Abordagem aos instrumentos transpositores e aos elementos da Orquestra Sinfónica e à ordem por naipes na partitura do Tutti. Identificação de secções semelhantes e contrastantes e observação da escrita orquestral e da relação entre audição e escrita.

Saxofone – Apresentação por parte de alguns alunos de efeitos sonoros no saxofone com acompanhamento.

Flauta – Apresentação por parte de alguns alunos de efeitos sonoros na flauta com acompanhamento.

Piano – Apresentação de efeitos sonoros com o piano pelo Professor Óscar Mourão.

Oficina Criativa – Pesquisa individual de truques de magia, ilustração de um Mágico/Ilusionista, análise e escolha de alguns truques para uma apresentação em grupo, construção de cartolas e outros adereços de “Mágico/Ilusionista” com recurso a materiais e técnicas diversas.

6º ano

Português – Levantamento de vocabulário relacionado com a magia/ilusionismo e estudo do texto poético com a construção de quadras.

História – Pesquisas de lendas sobre o período da reconquista e destaque dos aspetos sobrenaturais.

Inglês – Análise e compreensão das letra das música: “A Kind of magic” e execução vocal da mesma. Realização de ilustrações e escrita de palavras/frases sobre coisas mágicas na vida de cada um.

Ciências Naturais – Pesquisa, em fontes variadas, e análise de exemplos de adaptações morfológicas e comportamentais dos animais, com o visionamento de vídeos sobre mimetismo e camuflagem.

Classe de Conjunto – Aprendizagem vocal da canção “A Kind of Magic” com a contextualização e compreensão da obra. Interpretação da mesma coralmente, acompanhada com alguns instrumentos de percussão.

Formação Musical – Audição e apreciação da obra “Hedwig’s Theme” e acompanhamento da audição através da visualização da partitura original. Visualização da interpretação da peça em contexto de “Concerto” pela Orquestra da BBC. Abordagem aos instrumentos transpositores e aos elementos da Orquestra Sinfónica e à ordem por naipes na partitura do Tutti. Identificação de secções semelhantes e contrastantes e observação da escrita orquestral e da relação entre audição e escrita.

Saxofone – Apresentação por parte de alguns alunos de efeitos sonoros no saxofone com acompanhamento.

Flauta – Apresentação por parte de alguns alunos de efeitos sonoros na flauta com acompanhamento.

Piano – Apresentação de efeitos sonoros com o piano pelo Professor Óscar Mourão.

Oficina Criativa – Pesquisa individual de truques de magia, ilustração de um Mágico/Ilusionista, análise e escolha de alguns truques para uma apresentação em grupo, construção de cartolas e outros adereços de “Mágico/Ilusionista” com recurso a materiais e técnicas diversas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.