Domínio de Autonomia Curricular – Letra V
Dezembro 20, 2018
Domínio de Autonomia Curricular – Solidariedade
Janeiro 13, 2019

Domínio de Autonomia Curricular – Natal

Porque as tradições não são iguais para todos há que conhecê-las e compreendê-las, porque só se compreende aquilo que se conhece. Numa perspetiva de reconhecimento da multiculturalidade e da promoção de valores como a socialização, a paz, o respeito mútuo, a compreensão, a solidariedade e numa visão pluralista, crítica e criativa, as salas de aula do 2º ciclo foram o espaço de interação e de aprendizagem sobre os contrastes que esta época nos sugere e as contradições que ela nos traz.

5º ano

Português – Características do texto dramático, importância das indicações cénicas e da pontuação. Leitura dos dois primeiros atos da obra “O Príncipe Nabo”. Ficha de verificação de leitura integral da obra.

História – O surgimento do cristianismo e o nascimento de Jesus Cristo como marco referencial para a contagem do tempo para os cristãos – era cristã. Análise comparativa com duas outras religiões (Judaísmo e Islamismo).

Inglês – Exploração do vocabulário e da mensagem da música “Happy Christmas” de J. Lennon. Execução vocal da música em parceria com o professor de guitarra. Cenas do Teatro “contradições de Natal”,

Matemática – Descodificação de frases a partir da resolução de expressões numéricas.

Classe de Conjunto – Aprendizagem, execução e interpretação a duas vozes de duas peças da Natal: “O menino já nasceu” de F. Lopes-Graça e “Uma estrela brilhante” de M.Santos.

Violino –Execução da peça “Pizzicato Polka” de Strauss.

Guitarra – Execução vocal e instrumental da música “Happy Christmas” de J. Lennon em parceria com a professora de Inglês.

Saxofone – Execução da peça “Silent Night”.

Flauta – Execução da peça “Carol of the Bells”.

Oficina Criativa – Criação de adereços e acessórios para um personagem que a turma irá representar no Espetáculo de Natal – ANJO (asas e auréola). Realização de uma ilustração individual do personagem representante – ANJO, juntamente com os possíveis materiais para sua construção (trabalho individual).

6º ano

Português – Características do texto dramático, importância das indicações cénicas e da pontuação. Leitura dos dois primeiros atos da obra “Os Piratas”. Análise de duas cenas peça de teatro “conTradições de Natal”. Peça de teatro ao vivo “Ninguém dá Prendas ao Pai Natal” produzida pelo Teatro de Animação de Setúbal.

História – Tradições de Natal no séc. XIX em Portugal . Produção de postais de Natal com referência às tradições de Natal, alimentação dos diferentes grupos sociais, os divertimentos e a religiosidade nesse período. Comparação entre as tradições do séc. XIX e as de hoje.  

Inglês – Tradições no mundo: Trabalho de grupo com construção de textos, elaboração de esquemas, ilustração e realização de trabalhos multimédia. Exploração do vocabulário e da mensagem da música “Happy Christmas” de J. Lennon. Execução vocal da música em parceria com o professor de guitarra. Cenas do Teatro “contradições de Natal”,

Matemática – Descodificação de frases a partir da resolução de expressões numéricas.

Classe de Conjunto – Aprendizagem, execução e interpretação a duas vozes de duas peças da Natal: “O menino já nasceu” de F. Lopes-Graça e “Uma estrela brilhante” de M. Santos.

Violino – Execução da peça “Polka Pizzicato” de Strauss.

Guitarra – Execução vocal e instrumental da música “Happy Christmas” de J. Lennon em parceria com a professora de Inglês.

Saxofone – Execução da peça “Silent Night”.

Flauta – Execução da peça “Carol of the Bells”.

Oficina Criativa – Criação de adereços e acessórios para os diversos personagens que as turmas irão representar no Espetáculo de Natal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.