Actividades Extracurriculares

Actividades Extracurriculares

Natação

A natação é uma atividade desportiva que atrai crianças de todas as faixas etárias.
Paralelamente às características lúdicas promovidas pelo meio aquático, este também é um excelente meio para desenvolver a motricidade, a coordenação e o equilíbrio. A natação pode funcionar como desporto individual durante a adaptação ao meio aquático e a aprendizagem mas também com o desenvolvimento, pode ser um excelente motivador de desportos em grupo.

Clube da Leitura

O Clube da Leitura é um núcleo de atividades culturais da Academia de Música e Belas Artes Luísa Todi, que tem como objetivo promover nos alunos o gosto pela leitura, pela escrita e pela representação. É uma iniciativa para fortalecer, com atividades complementares ao curriculum regular, a promoção destes três aspetos. O seu funcionamento, por isso mesmo, serve para estimular a criatividade e o gosto pela cultura num ambiente mais descontraído. Como tal, qualquer criança, do 1º ao 4º ano de escolaridade, pode frequentá-lo.

Clube dos Jogos Matemáticos

Porque a matemática não são só contas e problemas, um dia por semana dedicamos um bocadinho do nosso tempo livre a pensar de outra forma, a olhar a matemática com outros olhos e a trabalhar estratégias. Queres experimentar?

Coro Infantil

A Academia apostou na criação de um coro em que a vontade de cantar e compartilhar o gosto pela música são o motor para procurar fazer cada vez mais e melhor. Este projeto conta com a participação de cerca de 40 crianças entre os 6 e os 12 anos. Este grupo apresenta-se por vezes em eventos na comunidade.
Na Academia a música é uma forma de comunicação que possibilita as crianças que trabalham em conjunto num grupo musical, desenvolvam disciplina, entreajuda, cooperação e respeito pelo outro, para além de desenvolverem também competências vocais.

Grupo de Percussão Indeterminada – Ribombando

Este é um projeto de percussão que incide na promoção e valorização da música tradicional portuguesa, numa escola que prima em educar na formação de músicos e no gosto pelas diversas manifestações artísticas.
A Academia é um espaço onde o saber e a cultura habitam fazendo da música uma ação educativo-artística desde a mais tenra idade.  Considerando-se as tradições e a identidade de um povo, o projeto riBombando, direcionado para alunos de 1º, 2º, 3º Ciclos, perspetiva um fazer musical verdadeiramente integrador.
O nosso grupo já conta com inúmeras participações em arruadas, festivais e espetáculos.

Dança Criativa

A aula de Dança e Movimento explora livremente o movimento criativo de cada criança. Aborda o conhecimento da funcionalidade e dinâmicas corporais, favorecendo a educação auditiva e a estruturação espacial e temporal. Através do movimento, desenvolve capacidades psico-motoras, bem como a formação da personalidade de cada criança. Atua de forma descontraída para que cada aluno dance livremente, desenvolvendo criatividade, curiosidade e pensamento crítico. Ajuda a criança na descoberta do movimento como meio de expressão e de desenvolvimento de ideias, da sua própria identidade e do seu corpo.

Atelier das Artes

No atelier das artes as  crianças desfrutam do processo da  importância de fazer, aprendendo a lidar com a frustração e com a gestão de expectativas. O importante é participar com alegria.

Clube de Teatro/Representação do 2º Ciclo

A representação é uma arte ancestral reconhecida pela sua capacidade de estimular a memória e a agilidade mental. Esta dá às crianças inteligência para melhor gerirem as suas emoções e fortalecerem a sua autoestima. Desenvolve a expressão verbal e corporal da criança. Uma aula lúdica onde se aprende a respeitar e ouvir o outro.

Robótica

Ao construir os seus robots, os alunos da Academia desenvolvem a sua criatividade, a lógica visual e as suas habilidades sociais para trabalhar em equipa; tornam-se mais responsáveis, valorizando o resultado do seu trabalho.
É, também, uma forma divertida para se familiarizarem com a eletrónica e programação. Num mundo digital no qual o domínio das novas tecnologias é essencial, a Robótica promove a cibercidadania.

Espanhol e/ou Mandarim (4º, 5º e 6º anos do Ensino Básico)

Estando provado que as crianças aprendem melhor diferentes línguas, por terem uma estrutura cognitiva facilitadora da aprendizagem, consideramos de especial importância disponibilizar diferentes idiomas que possam preencher as necessidades dos nossos educandos.

Prolongamento de horário para o 2º Ciclo

Um espaço de estudo acompanhado por professores das disciplinas, onde é dado principal atenção ao português e à matemática. Damos espaço para a realização dos trabalhos de casa e esclarecimento de dúvidas.