Pré-Escolar

Estando o pré-escolar reconhecido como “primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida” cabe-nos proporcionar às crianças que frequentam a nossa escola, condições favoráveis para o seu sucesso escolar.

Trabalhamos com base nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar recomendadas pelo Ministério de Educação para crianças dos 3 aos 6 anos de idade. Não é possível, pelas características das crianças desta faixa etária, definir aprendizagens a realizar em cada área nem um período de tempo fixo de trabalho, mas todas elas são abordadas de uma forma globalizante e integrada tendo em conta alguns fatores, como: as características do grupo de crianças, o ritmo de aprendizagem, o interesse das crianças, entre outros.
Preconizamos saídas temáticas e gostamos de trazer alguns convidados especiais a escola para apresentarem o seu trabalho. Também gostamos de participar nos diversos eventos da cidade, sem esquecer o concerto de Natal e final de ano no Fórum Municipal Luisa Todi. Na nossa escola a Música torna todas as aprendizagens especiais!

Crianças de 3 anos

É dada maior ênfase às áreas da Formação Pessoal e Social e das Expressões e Comunicação, uma vez que as características desta faixa etária levam a desenvolver nas crianças competências sociais e de comunicação, pois é nesta fase de desenvolvimento que as crianças treinam estas as competências sociais e adquirem maior vocabulário e mais autonomia na expressão, embora todas as outras áreas sejam abordadas.


Crianças de 4 anos

Nesta faixa etária abordamos principalmente a área das Expressões e Comunicação como consolidação e desenvolvimento das aprendizagens já realizadas. Começa-se também a alargar os horizontes e a descobrir mais abordando especialmente a área do Conhecimento do Mundo, apesar de serem todas trabalhadas.


Crianças de 5 anos

Pelo facto de ser um grupo com crianças que vão transitar para o 1º ciclo, dá-se maior ênfase às áreas do Conhecimento do Mundo e das Expressões e Comunicação, especialmente ao Domínio da Matemática e da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita, não deixando de trabalhar as outras áreas.


Atividades de enriquecimento

O Pré-escolar inclui Música, Pré-Orquestra, Inglês, Educação Física e Artes Visuais, ministradas por docentes das respectivas áreas. Como actividades extracurriculares temos:

  • Opção de estudo de Instrumento: Bateria; Flauta Transversal; Guitarra Clássica; Piano; Saxofone; Violino e Violoncelo
  • Dança Criativa
  • Natação
  • Informática
 

Desenho curricular da Educação Pré-escolar

Áreas Curriculares

Carga horária semanal

Formação Pessoal e Social

Expressão e Comunicação:

  • Domínio da Educação Física
  • Domínio da Educação Artística
  • Subdomínio da Artes Visuais
  • Subdomínio da Dramatização
  • Subdomínio da Música
  • Subdomínio da Dança
  • Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita
  • Domínio da Matemática

Conhecimento do Mundo

25 horas

Atividades de enriquecimento

Carga horária (minutos)

Inglês

Pré-Orquestra

*Iniciação ao instrumento (piano, violino, violoncelo, guitarra, saxofone, flauta e bateria)

*Informática

*Natação

*Dança Criativa

30/45

45

35

45

45

45

*Atividades facultativas