OFERTA EDUCATIVA

2.º Ciclo

Ao iniciar o 2.º Ciclo, o aluno inicia um novo percurso onde a música será usada como elemento potencial significativo no processo pedagógico.

As novas vivências visam promover o equilíbrio, facilitar a concentração e o desenvolvimento do raciocínio e da criatividade

A organização do 2.º Ciclo privilegia todo o desenvolvimento anteriormente alcançado pelo aluno no 1.º Ciclo, continuando a dar-se grande importância a experiências de aprendizagem ativas, significativas, diversificadas, integradas, socializadoras, garantindo efetivamente o direito ao sucesso escolar de cada aluno.

O aluno inicia o Curso Básico de Música onde as áreas disciplinares e disciplinas de formação geral visam contribuir para a construção da identidade pessoal, social e cultural dos alunos. Aliando-se às áreas disciplinares e disciplinas de formação vocacional de música.

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No 2.º Ciclo o aluno inicia o Curso Básico de Música

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Corpo docente estável e especializado nas diversas áreas

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Implementamos o plano de Flexibilidade Curricular

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Vasta oferta de atividades complementares

No 2.º Ciclo, o aluno inicia o Curso Básico de Música, onde as áreas disciplinares e disciplinas de formação geral que visam contribuir para a construção da identidade pessoal, social e cultural dos alunos, se aliam às áreas disciplinares e disciplinas de formação vocacional.

Desta forma, ao iniciar o curso de música no 2.º Ciclo, o aluno inicia um novo percurso onde a música será usada como elemento potencial significativo no processo pedagógico, possibilitando a contextualização, o respeito, a sensibilidade, a troca de experiências, os conhecimentos mais dinâmicos e novas vivências.

Componentes do Currículo:

  • Português
  • Matemática 
  • Inglês
  • História e Geografia de Portugal
  • Ciências Naturais
  • Educação Física
  • Educação Visual
  • Formação Musical
  • Instrumento (Bateria, Flauta transversal, Guitarra clássica, Piano, Saxofone, Violino e Violoncelo)
  • Classe de Conjunto
  • Oficina de Música
  • Oficina Criativa

Veja o desenho curricular do 2.º Ciclo com mais detalhe aqui.

Instrumentos:
bateria, flauta transversal, guitarra, piano, saxofone, violino e violoncelo.

Formação musical
A formação musical tem como objetivo a formação gradual ao nível das competências associadas à audição e leitura musical,
Classe de conjunto orff.
Nos dois primeiros anos do curso básico de música os alunos aperfeiçoam as aprendizagens realizadas no primeiro ciclo e desenvolvem repertório específico desta classe.

Ribombando
Este é um projeto de percussão que incide na promoção e valorização da música tradicional portuguesa.

Oficina de música
Disciplina criada pela escola no âmbito do projeto de flexibilidade curricular, tendo surgido da necessidade de complementar a formação artística dos nossos alunos e também como uma resposta de escola à concretização do seu projeto educativo. Este espaço será destinado à concretização de pequenos projetos musicais com os alunos, envolvendo-os e dando-lhes a possibilidade de construírem a sua própria aprendizagem. Pretende-se envolver os alunos em atividades musicais centradas nos seus interesses, em articulação com o projeto educativo e o plano anual de atividades, potenciando a oportunidade de experienciar diferentes abordagens musicais. A aprendizagem e a utilização de diferentes tipos de instrumentos musicais (tradicionais, eletrónicos, inventados) serão aplicados no desenvolvimento da literacia musical, quer na sua vertente prática e lúdica, quer na descoberta e apropriação de diferentes tipos de elementos e conceitos musicais.

Opções:

  • Coro infantil
  • Robótica
  • Prolongamento de Horário

Saiba mais sobre as atividades extra-curriculares aqui.

  • Manhã : 8h30 - 10h00 / 10h15 - 11h45 / 12h00 - 13h30
  • Tarde : 14h30 - 15h15

O horário de atendimento dos pais pelos docentes é definido no início do ano letivo e dado a conhecer aos encarregados de educação.

No 2.º Ciclo, o aluno inicia o Curso Básico de Música, onde as áreas disciplinares e disciplinas de formação geral que visam contribuir para a construção da identidade pessoal, social e cultural dos alunos, se aliam às áreas disciplinares e disciplinas de formação vocacional.

Desta forma, ao iniciar o curso de música no 2.º Ciclo, o aluno inicia um novo percurso onde a música será usada como elemento potencial significativo no processo pedagógico, possibilitando a contextualização, o respeito, a sensibilidade, a troca de experiências, os conhecimentos mais dinâmicos e novas vivências.

Componentes do Currículo:

  • Português
  • Matemática 
  • Inglês
  • História e Geografia de Portugal
  • Ciências Naturais
  • Educação Física
  • Educação Visual
  • Formação Musical
  • Instrumento (Bateria, Flauta transversal, Guitarra clássica, Piano, Saxofone, Violino e Violoncelo)
  • Classe de Conjunto
  • Oficina de Música
  • Oficina Criativa

Veja o desenho curricular do 2.º Ciclo com mais detalhe aqui.

Instrumentos:
bateria, flauta transversal, guitarra, piano, saxofone, violino e violoncelo.

Formação musical
A formação musical tem como objetivo a formação gradual ao nível das competências associadas à audição e leitura musical,
Classe de conjunto orff.
Nos dois primeiros anos do curso básico de música os alunos aperfeiçoam as aprendizagens realizadas no primeiro ciclo e desenvolvem repertório específico desta classe.

Ribombando
Este é um projeto de percussão que incide na promoção e valorização da música tradicional portuguesa.

Oficina de música
Disciplina criada pela escola no âmbito do projeto de flexibilidade curricular, tendo surgido da necessidade de complementar a formação artística dos nossos alunos e também como uma resposta de escola à concretização do seu projeto educativo. Este espaço será destinado à concretização de pequenos projetos musicais com os alunos, envolvendo-os e dando-lhes a possibilidade de construírem a sua própria aprendizagem. Pretende-se envolver os alunos em atividades musicais centradas nos seus interesses, em articulação com o projeto educativo e o plano anual de atividades, potenciando a oportunidade de experienciar diferentes abordagens musicais. A aprendizagem e a utilização de diferentes tipos de instrumentos musicais (tradicionais, eletrónicos, inventados) serão aplicados no desenvolvimento da literacia musical, quer na sua vertente prática e lúdica, quer na descoberta e apropriação de diferentes tipos de elementos e conceitos musicais.

Opções:

  • Coro infantil
  • Robótica
  • Prolongamento de Horário

Saiba mais sobre as atividades extra-curriculares aqui.

  • Manhã : 9h00 - 12h30
  • Tarde : 14h00 - 15h30

O horário de atendimento dos pais pelos docentes é definido no início do ano letivo e dado a conhecer aos encarregados de educação.

TESTEMUNHOS

O que dizem sobre nós?

A opinião dos membros da comunidade educativa ajuda-nos a crescer!

Francisco Lucas Avô do João

Instituição marcante na vida cultural de Setúbal e com pedagogia própria junto das camadas mais jovens!

Ana Casimiro Mãe da Catarina

É uma escola maravilhosa!


Mariana Ramos Avó da Mariana Santos

Bela e maravilhosa audição! Parabéns Alunos pela vossa dedicação.

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A pré-inscrição pode ser realizada em qualquer momento do ano (relativa ao ano em curso ou a anos posteriores).