2º Ciclo

A organização do segundo ciclo privilegia todo o desenvolvimento anteriormente alcançado pelo aluno no 1º Ciclo, continuando a dar-se grande importância a experiências de aprendizagem ativas, significativas, diversificadas, integradas e socializadoras e garantindo, efetivamente, o direito ao sucesso escolar de cada aluno.

À semelhança do que acontece no 1º Ciclo, continua-se a privilegiar:

  • o respeito pelas diferenças individuais e pelo ritmo de aprendizagem de cada aluno;
  • a valorização das experiências escolares e não escolares anteriores;
  • a consideração pelos interesses e necessidades individuais;
  • o estímulo às interações e às trocas de experiências e saberes;
  • a valorização das aquisições e das produções dos alunos;
  • a criação de um clima favorável à socialização.

No entanto, no 2º Ciclo, o aluno inicia o Curso Básico de Música, onde as áreas disciplinares e disciplinas de formação geral que visam contribuir para a construção da identidade pessoal, social e cultural dos alunos, se aliam às áreas disciplinares e disciplinas de formação vocacional.

Desta forma, ao iniciar o curso de música no 2º Ciclo, o aluno inicia um novo percurso onde a música será usada como elemento potencial significativo no processo pedagógico, possibilitando a contextualização, o respeito, a sensibilidade, a troca de experiências, os conhecimentos mais dinâmicos e novas vivências.

Por acreditarmos que há outros valores essenciais na formação dos nossos alunos, a escola oferece complementarmente, duas áreas distintas:

A Educação para a Cidadania
Porque cada vez mais a atitude e o comportamento de estar em sociedade devem ter como referência os direitos humanos, nomeadamente os valores da igualdade, da democracia e da justiça social, constituindo um processo participado, individual e coletivo, que apele à reflexão e à ação sobre os problemas sentidos por cada um e pela sociedade. Enquanto processo educativo, a educação para a cidadania visa contribuir para a formação de pessoas responsáveis, autónomas, solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros, com espírito democrático, pluralista, crítico e criativo.

A Oficina Criativa
Porque, cada vez mais, há competências transversais que devem ser desenvolvidas, os alunos são levados a desenvolver operações essenciais para aquisição do saber, gerando uma transformação qualitativa e quantitativa no seu desenvolvimento, tanto na parte cognitiva quanto social.
É Oficina porque se constrói todo o conhecimento, através de projectos artísticos com vista à colocação dos saberes e das aprendizagens em acção, em articulação com diferentes saberes e competências, de modo a fomentar as práticas artísticas no interior da escola e na comunidade.
É Criativa porque se pretende alargar e promover a curiosidade, a imaginação e a criatividade num quadro de referências artísticas e culturais, valorizando sobretudo o trabalho musical através da realização, produção e participação em projetos artísticos.


Estas novas vivências do aluno no 2º Ciclo visam promover o equilíbrio, facilitar a concentração, o desenvolvimento do raciocínio e da criatividade, contribuindo de forma significativa para o seu desenvolvimento social, afetivo, cognitivo, linguístico e psicomotor.

Este curso iniciado pelo aluno no 2º Ciclo funciona em Regime Integrado, pelo que todas as disciplinas são frequentadas na própria escola.


Opções:

  • Coro infantil
  • Robótica
  • Prolongamento de Horário

 

Desenho Curricular do Segundo Ciclo

Componentes do Currículo

Carga Horária Semanal

5º Ano

Carga Horária Semanal

6º Ano

Áreas Disciplinares

Línguas e Estudos Sociais

Português

Inglês

História Geografia de Portugal

540

270

135

135

540

270

135

135

Matemática e Ciências

Matemática

Ciências Naturais

405

270

135

405

270

135

Educação Artística e Tecnológica

Educação Visual

90

90

90

90

Formação Vocacional

Formação Musical

Instrumento

Classe de Conjunto

315

135

90*

90

315

135

90*

90

Educação Física

135

135

Oferta Complementar

Educação para a Cidadania

Oficina Criativa

135

45

90

135

45

90

Atividades de Enriquecimento

Carga Horária

5º Ano

Carga Horária

6º Ano

Coro Infantil

Ribombando

Robótica

Prolongamento de Horários

45

45

45

450

45

45

45

450

*Por opção de escola, a disciplina de instrumento é ministrada individualmente, em aulas de 45 minutos por aluno - Alínea b) do número 7 do Artigo 9º da Portaria 225/2012 de 30 de julho.

Todas as disciplinas são lecionadas por professores com formação e experiência nas respectivas áreas e todos eles partilham, no seu quotidiano com os alunos, a ideia de que “a Arte é indispensável no desenvolvimento pessoal, social e cultural, e é forma de saber, de estar, de comunicar e de aprender. “