2º Ciclo

A organização do segundo ciclo privilegia todo o desenvolvimento anteriormente alcançado pelo aluno no 1º Ciclo, continuando a dar-se grande importância a experiências de aprendizagem ativas, significativas, diversificadas, integradas e socializadoras e garantindo, efetivamente, o direito ao sucesso escolar de cada aluno.
À semelhança do que acontece no 1º Ciclo, continua-se a privilegiar:
- o respeito pelas diferenças individuais e pelo ritmo de aprendizagem de cada aluno;
- a valorização das experiências escolares e não escolares anteriores;
- a consideração pelos interesses e necessidades individuais;
- o estímulo às interações e às trocas de experiências e saberes;
- a valorização das aquisições e das produções dos alunos;
- a criação de um clima favorável à socialização.
No entanto, no 2º Ciclo, o aluno inicia o Curso Básico de Música, onde as áreas disciplinares e disciplinas de formação geral que visam contribuir para a construção da identidade pessoal, social e cultural dos alunos, se aliam às áreas disciplinares e disciplinas de formação vocacional.
Desta forma, ao iniciar o curso de música no 2º Ciclo, o aluno inicia um novo percurso onde a música será usada como elemento potencial significativo no processo pedagógico, possibilitando a contextualização, o respeito, a sensibilidade, a troca de experiências, os conhecimentos mais dinâmicos e novas vivências.
Por acreditarmos que há outros valores essenciais na formação dos nossos alunos, a escola oferece complementarmente, duas áreas distintas:
A Educação para a Cidadania
Porque cada vez mais a atitude e o comportamento de estar em sociedade devem ter como referência os direitos humanos, nomeadamente os valores da igualdade, da democracia e da justiça social, constituindo um processo participado, individual e coletivo, que apele à reflexão e à ação sobre os problemas sentidos por cada um e pela sociedade. Enquanto processo educativo, a educação para a cidadania visa contribuir para a formação de pessoas responsáveis, autónomas, solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros, com espírito democrático, pluralista, crítico e criativo.A Oficina Criativa
Porque, cada vez mais, há competências transversais que devem ser desenvolvidas, os alunos são levados a desenvolver operações essenciais para aquisição do saber, gerando uma transformação qualitativa e quantitativa no seu desenvolvimento, tanto na parte cognitiva quanto social.É Oficina porque se constrói todo o conhecimento, através de projectos artísticos com vista à colocação dos saberes e das aprendizagens em acção, em articulação com diferentes saberes e competências, de modo a fomentar as práticas artísticas no interior da escola e na comunidade.
É Criativa porque se pretende alargar e promover a curiosidade, a imaginação e a criatividade num quadro de referências artísticas e culturais, valorizando sobretudo o trabalho musical através da realização, produção e participação em projetos artísticos.
Estas novas vivências do aluno no 2º Ciclo visam promover o equilíbrio, facilitar a concentração, o desenvolvimento do raciocínio e da criatividade, contribuindo de forma significativa para o seu desenvolvimento social, afetivo, cognitivo, linguístico e psicomotor.
Este curso iniciado pelo aluno no 2º Ciclo funciona em Regime Integrado, pelo que todas as disciplinas são frequentadas na própria escola.
Opções:
- Coro infantil
- Robótica
- Prolongamento de Horário






Desenho Curricular do Segundo Ciclo
Componentes do Currículo |
Carga Horária Semanal 5º Ano |
Carga Horária Semanal 6º Ano |
---|---|---|
Áreas Disciplinares |
||
Línguas e Estudos Sociais Português Inglês História Geografia de Portugal |
540 270 135 135 |
540 270 135 135 |
Matemática e Ciências Matemática Ciências Naturais |
405 270 135 |
405 270 135 |
Educação Artística e Tecnológica Educação Visual |
90 90 |
90 90 |
Formação Vocacional Formação Musical Instrumento Classe de Conjunto |
315 135 90* 90 |
315 135 90* 90 |
Educação Física |
135 |
135 |
Oferta Complementar Educação para a Cidadania Oficina Criativa |
135 45 90 |
135 45 90 |
Atividades de Enriquecimento |
Carga Horária 5º Ano |
Carga Horária 6º Ano |
---|---|---|
Coro Infantil Ribombando Robótica Prolongamento de Horários |
45 45 45 450 |
45 45 45 450 |