1º Ciclo

A organização do primeiro ciclo implica que o desenvolvimento da educação escolar constitua uma oportunidade para que os alunos realizem experiências de aprendizagem ativas, significativas, diversificadas, integradas socializadoras garantindo, efetivamente, o direito ao sucesso escolar de cada aluno.

Todos os princípios anteriores, requerem, da parte dos professores, a consideração de um conjunto de valores profissionais que mobilizem estratégias e atitudes consequentes. Distinguindo, de entre outras:

  • o respeito pelas diferenças individuais e pelo ritmo de aprendizagem de cada aluno;
  • a valorização das experiências escolares e não escolares anteriores;
  • a consideração pelos interesses e necessidades individuais;
  • o estímulo às interações e às trocas de experiências e saberes;
  • a valorização das aquisições e das produções dos alunos;
  • a criação de um clima favorável à socialização.

No que respeita à estrutura curricular do 1º ciclo, tendo como ponto de partida o desenvolvimento cognitivo e sócio afetivo que caraterizam os alunos neste nível etário, projetamos, além do progressivo domínio de instrumentos básicos de comunicação e compreensão (leitura, escrita e cálculo), a iniciação em diferentes formas de expressão (nomeadamente verbal, motora, plástica, dramática e musical) e uma primeira abordagem do meio natural e social.

A componente de apoio ao estudo tem por objetivo apoiar os alunos na criação de métodos de estudo e de trabalho visando prioritariamente o reforço nas disciplinas de Português e Matemática.

No que respeita à Oferta Complementar e de modo a articular saberes e aprendizagens visará essencialmente atividades em articulação que promovam de forma transversal a educação para a cidadania, áreas artísticas, culturais e componentes de trabalho com as tecnologias de informação e comunicação.


Opções:

  • Opção de estudo de Instrumento: flauta transversal, piano, guitarra, violino, violoncelo, saxofone e bateria;
  • Iniciação Musical
  • Classe de Conjunto
  • Natação
  • Coro Infantil
  • Dança Criativa
  • Coro Infantil
  • Robótica
 

Desenho Curricular do Primeiro Ciclo

Componentes do Currículo – 1º e 2º anos de escolaridade

  • Português
  • Matemática
  • Estudo do Meio
  • Expressões (Artísticas e Físico-Motoras)
  • Apoio ao estudo
  • Oferta Complementar

Total 25 horas

Atividades de Enriquecimento Curricular

Componentes do Currículo – 3º e 4º anos de escolaridade

  • Português
  • Matemática
  • Estudo do Meio
  • Expressões (Artísticas e Físico-Motoras)
  • Apoio ao estudo
  • Oferta Complementar
  • Inglês

Total 27 horas

Atividades de Enriquecimento Curricular

Atividades de enriquecimento

Carga horária (minutos)

Inglês 1º e 2º anos (obrigatório - oferta escolar)

Sala de estudo

Iniciação Musical*

Classe de Conjunto*

Iniciação ao instrumento (piano, violino, violoncelo, guitarra, saxofone, flauta e bateria)*

Informática*

Natação*

Dança Criativa*

Clube dos Jogos Matemáticos*

Clube da Leitura*

Clube do Mindfullness*

Robótica*

90 (45 + 45)

45 ou 45+45

45

45

45 (dois alunos)

45

45

45

45

45

45

45

*Atividades facultativas