Autonomia e Flexibilidade Curricular
Na Academia de Música e Belas Artes Luísa Todi, pelo terceiro ano consecutivo, e com provas de sucesso, continuamos a implementar a Autonomia e Flexibilidade Curricular nos nossos programas.
Pretendemos a melhoria das aprendizagens dos alunos e a valorização da nossa área de intervenção, as expressões artísticas, com maior incidência na área da música. Acreditarmos que esta permite aumentar a concentração e o desempenho dos alunos. Valorizamos ainda a área da cidadania, privilegiando competências que ultrapassem os currículos.
1º e 2º anos | 3º e 4 º anos | 5º e 6º anos | |
Novas Disciplinas | Mus&Cultura Inglês Coro |
Mus&Cultura Coro |
Oficina de Música (articulado com Oficina Criativa) Ribombando (terceiro tempo da Classe de Conjunto) |
Alterações | Mais um tempo a Educação Física Teatro - tempo autónomo no horário |
Mais um tempo a Artes Visuais |
Tendo em conta os seus interesses e necessidades, cada aluno será chamado a adotar um papel ativo na construção de aprendizagens significativas, enriquecendo, aprofundando e consolidando as aprendizagens essenciais, através da aquisição e desenvolvimento de competências de pesquisa, avaliação, reflexão, mobilização crítica e autonomia de informação, com vista à resolução de problemas e ao reforço da auto-estima, em exercícios de cidadania ativa, de participação social, de partilha, de colaboração e de confronto de ideias. Conheça a nossa experiência, conheça os nossos domínios de autonomia curricular:
Outubro 10, 2019
Autonomia e Flexibilidade Curricular 2º ciclo – 6º ano – Domínio de Autonomia Curricular “Pensar o passado, viver o presente?” “Pensar o presente, viver o futuro?” […]
Outubro 10, 2019
Autonomia e Flexibilidade Curricular 2º ciclo – Domínio de Autonomia Curricular “Pensar o passado, viver o presente?” “Pensar o presente, viver o futuro?” Estas foram as […]
Junho 17, 2019
E se de repente tudo fosse ao contrário? Foi este o desafio lançado às turmas do 2º ciclo no último Dac do ano. “Ao Contrário” esteve […]
Junho 4, 2019
Português – Realização de um livro pelos alunos “A menina do mar” – Visita ao teatro Luís de Camões “Espetáculo Musical A menina do mar”. – […]
Maio 28, 2019
As experiências da: Flexibilidade, solubilidade, combustibilidade, dureza e transparência, foram o ponto de partida para este DAC. Em Português – Escrevemos frases com os conjuntos de […]
Maio 24, 2019
Português: A história “Bambi” serviu de ponto de partida para o estudo do caso de leitura “am, em, im, om, um”. Matemática: O comprimento: Como […]
Maio 23, 2019
Estudo do Meio – O que é o vento? Apresentação de objetos variados, para descoberta do que é o vento. Experiências: Reconhecer o ar em movimento […]
Maio 19, 2019
Português: A história “Três ursinhos” serviu de ponto de partida para o estudo do caso de leitura “ar, er, ir, or, ur”. Matemática: O comprimento: […]
Maio 15, 2019
“Estás a olhar para onde?!”: Agir contra o bullying” é um projeto que surge no âmbito da educação para a cidadania e que consistiu na construção de um […]
Maio 14, 2019
Português – Leitura e interpretação da história do PNL “A Princesa da Chuva”, de Luísa Ducla Soares. Reconto e resumo escrito da mesma. Audição da história […]
Maio 12, 2019
Português: A história “O elefante Elmer” serviu de ponto de partida para o estudo do caso de leitura “al, el, il, ol, ul”. Esta história serviu […]
Abril 29, 2019
Estudo do Meio – Os alunos pesquisar a origem de materiais – origem animal, vegetal e mineral. Criaram um cartaz com: elementos da natureza/matéria- prima/ o […]
Abril 18, 2019
Português: Biografia do compositor Zimmer. Visualização de excertos do filme o “Rei leão”. Matemática: Cálculos utilizando os animais do Rei Leão. Resolução de problemas. Quantas […]
Abril 17, 2019
Português – Leitura e interpretação do texto “Felicidade”. – Leitura e interpretação da obra “Quinta da Amizade” de Jorge Salgueiro. – Nomes, adjetivos e verbos presentes […]
Abril 8, 2019
Português: A história do “H que perdeu uma perna” deu início ao estudo da letra “h”. Os alunos visualizaram a animação e seguidamente conversámos sobre a […]
Abril 7, 2019
Os alunos iniciaram o Domínio de Autonomia Curricular- Animais com o trabalho projeto/pesquisa. Assim começaram por manifestar o que já sabiam sobre os animais? E o […]
Abril 6, 2019
O segundo ciclo deixou-se seduzir por um turbilhão de sensações exóticas com as histórias de “Aladino” e de “Ali Baba e os 40 ladrões”, envolvendo-se numa […]
Março 26, 2019
Português: A história da “Princesa e o sapo” foi o motor para o estudo da letra “s”. Os alunos visualizaram o filme e após visualizarem conversámos […]
Março 21, 2019
Na nossa sociedade em constante evolução, os media surgem como uma das principais fontes de informação. Com formatos diversificados e cada vez mais adaptados ao recetor, […]
Março 12, 2019
Português: A história do “Coelhinho Branco e da Formiga Rabiga”” foi o início do estudo da letra “f”. Os alunos visualizaram um filme da história e […]
Março 11, 2019
Estudo do Meio – descoberta do que os alunos já sabiam sobre as plantas. Pesquisas sobre o que queriam saber sobre as plantas. Semearam alpista, realizaram […]
Março 7, 2019
Português: A história da “Joaninha Vaidosa” foi o início do estudo da letra “j”. Os alunos visualizaram um power point da história e falaram sobre o […]
Março 6, 2019
O mês de fevereiro foi dedicado ao amor. Porque acreditamos que a formação de um adulto inteligente, feliz e bem integrado está relacionado com o afeto, […]
Fevereiro 28, 2019
Na passada terça, a turma de 6º ano convidou os pais para vir à escola ao final do dia. Este encontro proporcionou a partilha de experiências […]
Fevereiro 24, 2019
Português: A história da “Gato gatão poeta de profissão” deu início ao estudo da letra “g”. Os alunos visualizaram um power point da história e falaram […]
Fevereiro 18, 2019
Estudo do Meio – Exposição de meios de comunicação antigos, em colaboração com as famílias. Pesquisa de imagens dos primeiros meios de comunicação. Desenho dos mesmos […]
Fevereiro 17, 2019
Português: O conto “O quadro que não quer acabar” de Celeste Pinto” foi o mote para o início do estudo o da letra “q”. Os alunos […]
Fevereiro 16, 2019
De regresso à escola, logo a dar-nos as boas-vindas aos segundo período, assinalámos o Dia de Reis. Relembrámos esta tradição e partilhámos com os colegas que […]
Fevereiro 11, 2019
Português: A história “Os músicos de Bremen” foi o mote para o início do estudo da letra “b”. Visualização da história. Matemática: Resolução de problemas sobre animais […]
Fevereiro 9, 2019
Abracadabra… e o mês de janeiro trouxe-nos a magia para dentro das salas de aula. Estas foram o palco de enormes curiosidades, encantamentos e sonhos. A […]
Fevereiro 8, 2019
Português:– Texto Informativo;– Passado, presente e futuro;– Entrevista;– Apresentação do Projeto Nosso Bairro Nossa Cidade, pelo Vereador da Câmara Municipal de Setúbal Carlos Rabaçal. Matemática: -Coordenadas – […]
Fevereiro 4, 2019
Português: A fábula do “Corvo e da raposa” foi o motor para o início do estudo o da letra “c”. Os alunos recontaram a história e […]
Janeiro 31, 2019
Português – Visualização da história “ Porque que os animais não conduzem”. Percurso no recreio e por cada sinal de trânsito tira uma frase com: o […]
Janeiro 24, 2019
Português: Os alunos visualizaram um bailado do Bolero de “Ravel” para iniciarem o estudo da letra “R”. Matemática: Carateristicas dos sólidos: rolam e não rolam. Preenchimento […]
Janeiro 22, 2019
Português Tipos de frase. Nome, verbo, adjetivo. Biografia de Luísa Todi. Matemática Algoritmo da Adição Círculo e circunferência Simetrias Números Ordinais Estudo do Meio Identificar figuras […]
Janeiro 21, 2019
Estudo do Meio – Visitar Setúbal – Avenida Luísa Todi e envolventes, para conhecer instituições e serviços (Mercado Municipal, Jardim público, Câmara Municipal, Banco, Lar de […]
Janeiro 15, 2019
Português: A história da “Branca de Neve e os sete anões” foi o mote para o início do estudo da letra “n”. Os alunos recontaram a […]
Janeiro 13, 2019
N espírito do Natal, a turma de 4.º ano escolheu o tema “solidariedade” para entrosar as diferentes áreas do saber num momento global de aprendizagem. Para […]
Dezembro 23, 2018
Porque as tradições não são iguais para todos há que conhecê-las e compreendê-las, porque só se compreende aquilo que se conhece. Numa perspetiva de reconhecimento da […]
Dezembro 20, 2018
Português: A história “Duendes verdes – os Ecoduendes” serviu para introduzir o estudo da letra “v” de “verde”. Os alunos do terceiro ano contaram a história […]
Dezembro 19, 2018
Português – História de Natal “ O Natal das Bruxas”, reconto oral e ilustração. Criação de um programa de uma festa de Natal. Estudo do Meio […]
Dezembro 18, 2018
Português: A história da “Noite de Natal” de Sophia de Melo Breyner foi o mote para o início do estudo da letra “M”. Os alunos visualizaram […]
Dezembro 16, 2018
Matemática: – Jogo da família Português: – Sinais auxiliares de escrita; – Sinal diacrítico – hífen; – Convite Estudo do Meio- Relações de Parentesco Artes Visuais […]
Dezembro 13, 2018
Português: Sendo o “Dia” do pijama o dia que iriamos começar a trabalhar a letra “D”, este “dia” foi o mote para o estudo desta letra. […]
Dezembro 9, 2018
Estudo do Meio – Pesquisar quais os órgãos dos sentidos e debater alguns cuidados a ter com os mesmos. Visualização dos vídeos: “Cordas”, “Tamara” e “Extraordinário”. Matemática […]
Novembro 29, 2018
Português: A história do “Pedro e o Lobo” foi o mote para o início do estudo o da letra “L”. Os alunos visualizaram o bailado e […]
Novembro 26, 2018
Na área do Português, os alunos ampliaram os seus conhecimentos sobre o texto informativo; recordaram as regras para construir uma notícia e um cartaz; aplicaram as […]
Novembro 25, 2018
Português: Texto informativo. Classificação de palavras quanto à sílaba tónica Nomes Próprios e Nomes comuns Acentuação gráfica Palavras variáveis e invariáveis Criar o Livro “O Corpo […]
Novembro 22, 2018
O ponto de partida para o DAC das profissões foi a história “Bruxa Esbrenhuxa”. Português – leitura e reconto oral e escrito da história. Ilustração da […]
Novembro 16, 2018
Português: A história dos “Três Porquinhos” foi o mote para o início do estudo da letra “t”. Os alunos fizeram o reconto da mesma e falaram […]