Aprender de forma diferente!
Este ano vai ser ainda melhor! Depois de um ano de experiência no Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular e de sermos distinguidos com o Selo Escola Amiga da Criança, muitas vão ser as surpresas que ainda iremos apresentar!
Na Academia damos importância à aquisição de competências, princípios e valores numa continuidade ao longo de toda a vida escolar. A interação entre alunos de diferentes anos para a criação de projetos e resolução de problemas é um dos nossos desafios. Pretendemos que assim os alunos cresçam como indivíduos inseridos na sociedade atual.
No ano letivo 2018/19 teremos como tema integrador “Contrastes”. Queremos mostrar a cada aluno que ele faz parte de uma comunidade e que com ela, ele pode aprender mais e ir mais longe, enquanto a comunidade cresce e se aperfeiçoa com a participação de cada um.
No Dia do Perfil do Aluno os alunos do primeiro e do segundo ciclo sugeriram à Direção da Academia de Música e Belas Artes Luísa Todi:
- Incluir mais trabalho de grupo;
- Disciplina de Música Tradicional no segundo ano;
- Disciplina de Oficina de Música alargado ao sexto ano;
- Mais Atelieres de Belas Artes.
A Direção Artístico-Pedagógica ouviu todas as sugestões e decidiu para este ano:
- Consolidar o Trabalho de Projeto e o Trabalho por Temas. Isto reflete um trabalho transversal a todas as disciplinas;
- Disciplina de Música Tradicional no primeiro e segundo anos;
- Oficina de Música no terceiro, quarto, quinto e sexto anos;
- Criação de um tempo de 45 minutos do Atelier de Belas Artes nas salas de estudo do Primeiro Ciclo e no Prolongamento de Horários do Segundo Ciclo.
Estamos ainda a analisar alguns pedidos dos alunos e a viabilidade dos mesmos.
Como é tradição da Academia, teremos os nossos habituais concertos e espetáculos, assim como outras participações em muitas coisas divertidas. Somos uma escola inserida na nossa comunidade, como tal estaremos presentes em eventos culturais e artísticos que por esta forem promovidos. As visitas de estudo vão estar no programa, assim como a visita de alguns rostos conhecidos à nossa escola.
Este ano vai ser marcante para a nossa escola e queremos que o seja também para todos os nossos alunos. A Academia vai pôr-se ainda mais bonita continuando com a remodelação do edifício para melhor se adaptar às necessidades de uma escola moderna.
Com uma maior experiência continuaremos ligados ao Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular agora legislada através do Decreto Lei 55/2018. Temos os olhos centrados em nós, com a companhia de novos parceiros com os quais temos aprendido muito, criando micro-redes de partilha de saberes com Escolas Públicas e Particulares.