A Academia

O Projeto Educativo da Academia

Com música crescemos melhor!


Missão

Na Academia é nossa convicção que o Homem viverá tanto mais feliz quanto mais cedo aprender a viver com a Arte. Todas as formas de Arte, pela sua carga emocional, influenciam as crianças numa fase muito precoce do seu desenvolvimento.

É através de várias formas de expressão artística que a criança começa a exprimir os seus sentimentos e a partilhar a sua vivência diária. Se a criança beneficiar de um desenvolvimento adequado das suas capacidades artísticas, tanto a música em particular como todas as outras expressões de Arte em geral, se tornam necessidades quotidianas e irão proporcionar um desenvolvimento pessoal e humano mais harmonioso.

Compete-nos a todos, pais, encarregados de educação e pedagogos, dar às nossas crianças a oportunidade de se exprimirem criativamente, tornando assim possível o desenvolvimento sistemático de todas as suas capacidades, assimilando simultaneamente o conteúdo da Arte, com a finalidade de adaptação à sociedade.

A nossa escola sente-se com a responsabilidade de proporcionar, às suas crianças e jovens, experiências onde aprenderão praticando, onde expressarão livremente as suas ideias e sentimentos, onde são encorajados a relacionar-se com a comunidade através da sua qualidade de “único”. A criança ou jovem aprenderá mediante a própria atividade no processo de criar.

Valorizando as expressões artísticas, com maior preponderância na área da Música, com elementos integrantes da formação humana, a nossa escola , pretende proporcionar aos seus alunos a aquisição de competências diversas que ultrapassarão o saber cognitivo predominante nos currículos escolares.

Valores

Resultando de um processo de participação e flexibilidade, o programa curricular adapta-se às necessidades de cada aluno, que assume o papel principal em cada projeto desenvolvido. Cada aluno contribui com a sua singularidade, refletindo um trabalho e um esforço coletivo, sempre acompanhado por prazer, criatividade, autonomia e sensibilidade. O projeto desta instituição demonstra que a Arte é indispensável no desenvolvimento pessoal, social e cultural, e é forma de saber, de estar, de comunicar e de aprender.

Especificamente, com este projeto procuramos desenvolver como valores de formação pessoal e social:

• Arte/Estética

• Audição/Comunicação

• Criatividade

• Autonomia/Afirmação Pessoal

• Apreensão

• Consciência de Pertença