O DAC começou com a leitura livro “A última carta” e lembrámo-nos de uma música sobre o mesmo tema da Bárbara Tinoco “Cartas de guerra”. Descobrimos que antigamente as cartas eram a única forma de comunicar à distância e que demoravam muito a chegar.
Em português trabalhámos o tipo de texto “carta” e escrevemos cartas aos nossos colegas. Ouvimos também a música “postal dos correios” e fizemos um ditado.
Fizemos a leitura e interpretação em conjunto do conto do milagre das rosas.
Através das músicas da Maria Vasconcelos sobre a história de Portugal descobrimos uma nova classe de palavras: os adjetivos numerais.
Em matemática trabalhámos a numeração romana, resolvemos problemas associados à história de Portugal. Aprendemos as retas paralelas e perpendiculares ao estudarmos as rotas e os trajetos.
Em estudo do meio trabalhámos sobre o passado nacional onde falámos dos feriados nacionais e os símbolos nacionais. Situamos Portugal na Europa e no Mundo.
Em inglês estudámos sobre o terramoto de 1755, onde registámos, em forma de globo, as consequências.
Nas artes visuais, refletimos sobre a história da arte e confrontámos a realidade da quantidade de mulheres artistas e homens artistas. Desta forma, conhecemos várias mulheres artistas da exposição “Tudo o que eu quero”. Na dramática, na continuação do estudo de artes visuais, criámos narrativas a partir da observação de obras de arte.
Na música, aprendemos e cantámos a música “Rei D. Dinis” da Maria Vasconcelos.
Nos instrumentos, a professora Joana veio mostrar-nos uma versão do hino nacional tocado por violino: Hino nacional. O professor João Salcedas veio mostrar-nos as bandas filarmónicas e excertos do hino/músicas nacionais. O professor Nuno Santos, veio falar-nos da armada invencível e mostrar-nos a música de J. Dowland.
Na cidadania trabalhámos o dia internacional dos direitos das crianças e a declaração universal dos direitos das crianças.