Plano Nacional das Artes – Artista na Escola – Simone Donatelli

Newsletter Plano Nacional das Artes
Janeiro 24, 2023
Audições 2º Período
Março 6, 2023

Plano Nacional das Artes – Artista na Escola – Simone Donatelli

Simone Donatelli | ARTISTA NA ESCOLA

Este ano a Academia integrou a rede de Escolas do Plano Nacional das Artes (PNA) com a intenção de valorizar a escola e a sua comunidade envolvente como um polo cultural. Neste âmbito teremos a artista Simone Donatelli presente na escola de 6 a 17 de fevereiro com as seguintes atividades:

Plantando bonecos de cheiro – 5 anos, 1º, 2º e 3º anos

Esta oficina propõe a criação artesanal de bonecos de cheiro a partir da reinserção de materiais têxteis e do contato com o universo sensorial e ambiental. Enquanto oportuniza reflexão sobre o consumo na sociedade atual e nossa responsabilidade ao comprar e descartar, ensina o participante a fabricar seu próprio boneco, sem agulha, sem costura, amarrando e modelando de acordo com suas próprias escolhas. A cabeça do boneco é recheada com ervas secas aromáticas e ele não tem olhos, boca, nariz nem ouvidos, pois vê, ouve, sente e fala através de si. Na segunda parte da oficina, todos são convidados a plantar (pendurar) os bonecos e fotografá-los.

Caminhada fotográfica – 4º ano, 5º e 6º ano

A caminhada fotográfica “O que nunca vi aqui” é uma experiência artística etnográfica, que propõe conhecer e reconhecer um caminho diário do cotidiano escolar, em dupla perspetiva.  Por um lado, descobrir a cultura local e seus enfrentamentos sociais, e por outro, adquirir competências na área da Fotografia documental e na utilização da fotografia como linguagem de expressão. Trata-se de um “projeto relâmpago”, em que um argumento resulta em um ensaio fotográfico.

Deslocamentos UAP | Vista Sua Existência – Professores

DESLOCAMENTOS UAP | VISTA SUA EXISTÊNCIA, é ação do coletivo Usina da Alegria Planetária (UAP), idealizado pelo artista e Babalorixá Kabila Aruanda, em que um coletivo realiza uma performance que “desloca” a diversidade presente na indumentária dos orixás, de um espaço (ritualístico) para “outro” espaço (em construção) e, “desloca” a expressão artística presente no ritual para fora dele, preservando elementos do sagrado na arte e desassociando-os do culto religioso. A proposta visa cocriação e multiplicação de ações em outros territórios; imagens poéticas de corpos livres fotografados em consonância ao universo dos orixás, à aproximação do imaginário em relação ao corpo e sua representação, para viver uma experiência rara de exploração de sua autoimagem, deslocada do espaço e tempo. A artista Simone Donatelli, do coletivo Usina da Alegria Planetária (UAP, Brasil) se desloca para experiência antropológica e estética em Portugal, a explorar a criação artística em outros contextos; cultural, histórico, arquitetônico e da paisagem, em performances, ensaios fotográficos e narrativas poéticas. Ao DESLOCAR a roupa ritual para outros espaços, a performer e fotógrafa cria novas conexões para a relação com o Sagrado. Participantes vestem a roupa ritual e são convidados a deixar o corpo livre para compor com o território disponível e imagens são criadas coletivamente a formar um ensaio fotográfico. Outros participantes são também convidados a fotografar. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.