Domínio de Autonomia Curricular 3º ano – “Conecta-Te com os Oceanos e o Ambiente”
Dezembro 14, 2022
Concerto de Professores – 25 janeiro
Janeiro 11, 2023

Domínio de Autonomia Curricular 2º ano – O Nosso Corpo

Em português lemos o livro: Quem sou eu? De Philip Bunting e explorámo-lo oralmente. A partir dessa história abordámos o corpo humano, os sentidos, as emoções , os órgãos do corpo humano, o esqueleto humano.

Esse foi o mote para decidirmos quais os temas a descobrir e aprofundar na disciplina de estudo do meio, através do trabalho projeto. Ainda no estudo do meio realizámos experiências envolvendo os sentidos e realizámos uma visita de estudo à exposição “Dos pés à Cabeça”, no Museu Coleção Berardo.

Na matemática realizámos situações problemáticas envolvendo os órgãos dos sentidos e o esqueleto humano.

Em inglês os alunos aprenderam: The 5 senses song e construíram um cartaz alusivo ao tema.

Na expressão dramática/teatro foi explorado o livro “It isn’t rude to be nude”. Descobriram a caixa dos sentidos; viajaram pelo interior do corpo – um coração em equilíbrio; realizaram dinâmicas como: o professor manda e de equilíbrio corporal; e corporalizaram linhas com o corpo.

Em artes visuais observaram os órgãos dos sentidos ao microscópio, desenharam alguns órgãos do corpo humano em peças de tecido, criaram vários tipos de pele e construíram um jogo de desconstrução do corpo.

Na disciplina de música realizaram atividades de reconhecimento auditivo dos diferentes grupos de timbres e aprenderam uma música para ler e reproduzir com percussão corporal.

No instrumento, o professor de bateria falou sobre a importância do cérebro e sobre a coordenação motora aquando a prática de bateria. Os alunos de bateria fizeram uma pequena demonstração da forma como aprendem bateria, apresentando vários níveis de dificuldade.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.