Português Introduzimos o DAC com a exploração do vídeo “Portugal é Mar” (https://www.youtube.com/watch?v=vuRgTfZ0zIU ). Posteriormente, os alunos preencheram um guião de exploração do vídeo visualizado, de forma a interpretarem e extraírem a informação essencial escutada/visualizada, relacionada com os conteúdos a desenvolver na área de Estudo do Meio – a interferência do oceano na vida humana. Trabalhámos a notícia “Para Guterres, mundo enfrenta emergência nos oceanos” (https://news.un.org/pt/story/2018/10/1641442) e fizemos um guião de exploração da mesma. A partir daqui, fomos ver as formas como as notícias costumam ser partilhadas (revista, jornais, telejornais…). O telejornal despertou a nossa atenção e trabalhámos a reportagem. De acordo com os temas a desenvolver em estudo do meio, cada grupo de trabalho escolheu uma modificação ambiental e/ou respetivas consequências. Começámos por ver o que já sabíamos sobre o tema e registámos as nossas questões de partida. Depois, deu-se início ao trabalho de pesquisa na nossa sala de TIC/BE. Depois de preparamos as nossas notícias para a reportagem, transformámos a nossa sala num estúdio televisivo e demos início aos ensaios do nosso Telejornal. |
Matemática Aprendemos sobre representações gráficas e análise crítica de gráficos, analisámos representações gráficas e discutimos criticamente a sua adequabilidade, desenvolvendo a literacia estatística. Além disso, aprendemos sobre orientação espacial (coordenadas) e, para treinarmos, transformámos o chão da nossa sala numa “batalha naval”, onde reutilizámos alguns materiais da nossa sala, que mais tarde foram para a reciclagem, para os localizar no espaço através das coordenadas. |
Estudo do Meio Os alunos aprenderam sobre a interferência dos Oceanos na vida humana e quais as modificações ambientais e respetivas consequências. Realizaram algumas saídas de campo: viagem na HippoTrip, em Lisboa e participação na Semana do Mar, em Setúbal, no Encontro Educativo Há+Mar. Nestas atividades tivemos a oportunidade de conversar com especialistas na área e alimentar algumas curiosidades que tinham surgido em sala de aula. Além disso, ainda fomos visitar o Navio NRP Sagres! Vimos algumas notícias e documentários relacionados com o uso excessivo de plástico e com a poluição relacionada com o mesmo (https://visao.sapo.pt/visaojunior/2022-01-17-um-mar-de-plastico/). |
Inglês Aprendemos sobre as diversas espécies nos oceanos e os seus nomes em inglês e as representações gráficas e análise crítica das espécies e as suas partes através do Read-a-long “Ocean: What could it be?” by Karin Collado |
Artes Visuais
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Dramática Com recurso aos materiais reutilizáveis que juntámos na nossa sala, demos-lhe uma outra utilidade. Como se uma folha deixasse de ter a clara função que todos sabemos e passasse a ser, por exemplo, um escudo mágico. Imaginação não faltou! Além disso, dramatizámos as nossas reportagens! Construímos um estúdio televisivo na sala, trouxemos acessórios (roupas mais formais), … para tudo parecer mais real! |
Música Como os materiais construídos em artes visuais e com os Kazoos construídos (reutilização de sacos de plástico + garrafa de água ou embalagem de iogurte) fizemos uma composição musical |
Instrumentos O professor Nuno Santos foi à nossa sala e trouxe algumas curiosidades sobre a Costa Jurássica. Paralelamente a esta apresentação foi também tocada uma peça original para guitarra da compositora inglesa Helen Sanderson residente nesta costa com o título West Coast. |
Cidadania Ao nível da Cidadania, os temas presentes ao longo deste DAC foram a Educação Ambiental e o Desenvolvimento Sustentável. |