O Dac começou com a leitura do poema “Dos pés à cabeça” de Luísa Ducla Soares. Posteriormente ouvimos a interpretação deste poema musicalizado pelo Daniel Completo.
A partir deste poema realizámos várias atividades nas várias áreas de conhecimento.
Em Português interpretámos o poema, relembrámos as rimas, as estrofes e os versos. Com este texto relembrámos o grupo dos adjetivos e introduzimos os adjetivos numerais. Fizemos uma texto descritivo dos nossos colegas baseando-nos apenas naquilo que os nossos olhos conseguiam ver.
Na matemática vimos as simetrias do nosso corpo. Trabalhámos o milhão e fizemos a leitura de gráficos e tabelas sobre o corpo humano.
Em estudo do meio trabalhámos o esqueleto e as suas funções e tivemos a sorte de uma encarregada de educação nos trazer um modelo de um esqueleto em tamanho real para podermos estudar. Estudámos também os músculos e a pele e as suas funções. Sobre este último ponto, ainda trabalhámos sobre os tons de pele que originou um projeto apresentado no Dia Mundial da Resolução de Conflitos. Projeto este que teve origem com materiais oferecidos por um encarregado de educação.
Fizemos ainda experiências com as impressões digitais e percebemos que não há nenhuma impressão igual, nem mesmo nos irmãos gémeos. Também realizámos uma experiência utilizando canela, água e detergente e percebemos o efeito do sabonete na luta contra os micróbios.
Em artes visuais fizemos o retrato do nosso colega, fizemos pinturas utilizando as impressões digitais e fizemos misturas de tinta para chegar, aproximadamente, ao tom de pele de cada um.
Em educação física trabalhámos a relação do corpo e dos músculos na atividade física.
Em inglês trabalhámos as partes do corpo e construímos um cartaz em conjunto.
Em cidadania trabalhámos questões ligadas à diversidade cultural e tolerância através do projeto Humanae. Trabalhámos, também, a alimentação saudável fazendo um lanche partilhado no dia da alimentação e confecionando um batido (fazendo revisões de unidades de capacidade, frações, algoritmos…)
O professor Sérgio mostrou-nos como, na prática da bateria, a cabeça comanda tudo o que o corpo faz e ouvimos os alunos de bateria a tocar e a explicar como treinam sem bateria, apenas treinando o cérebro.
Terminámos este DAC com a visita à exposição “Dos pés à cabeça” no museu Berardo onde pudemos ver várias formas de representar o corpo.
O Dac começou com a leitura do poema “Dos pés à cabeça” de Luísa Ducla Soares. Posteriormente ouvimos a interpretação deste poema musicalizado pelo Daniel Completo.
A partir deste poema realizámos várias atividades nas várias áreas de conhecimento.
Em Português interpretámos o poema, relembrámos as rimas, as estrofes e os versos. Com este texto relembrámos o grupo dos adjetivos e introduzimos os adjetivos numerais. Fizemos uma texto descritivo dos nossos colegas baseando-nos apenas naquilo que os nossos olhos conseguiam ver.
Na matemática vimos as simetrias do nosso corpo. Trabalhámos o milhão e fizemos a leitura de gráficos e tabelas sobre o corpo humano.
Em estudo do meio trabalhámos o esqueleto e as suas funções e tivemos a sorte de uma encarregada de educação nos trazer um modelo de um esqueleto em tamanho real para podermos estudar. Estudámos também os músculos e a pele e as suas funções. Sobre este último ponto, ainda trabalhámos sobre os tons de pele que originou um projeto apresentado no Dia Mundial da Resolução de Conflitos. Projeto este que teve origem com materiais oferecidos por um encarregado de educação.
Fizemos ainda experiências com as impressões digitais e percebemos que não há nenhuma impressão igual, nem mesmo nos irmãos gémeos. Também realizámos uma experiência utilizando canela, água e detergente e percebemos o efeito do sabonete na luta contra os micróbios.
Em artes visuais fizemos o retrato do nosso colega, fizemos pinturas utilizando as impressões digitais e fizemos misturas de tinta para chegar, aproximadamente, ao tom de pele de cada um.
Em educação física trabalhámos a relação do corpo e dos músculos na atividade física.
Em inglês trabalhámos as partes do corpo e construímos um cartaz em conjunto.
Em cidadania trabalhámos questões ligadas à diversidade cultural e tolerância através do projeto Humanae. Trabalhámos, também, a alimentação saudável fazendo um lanche partilhado no dia da alimentação e confecionando um batido (fazendo revisões de unidades de capacidade, frações, algoritmos…)
O professor Sérgio mostrou-nos como, na prática da bateria, a cabeça comanda tudo o que o corpo faz e ouvimos os alunos de bateria a tocar e a explicar como treinam sem bateria, apenas treinando o cérebro.
Terminámos este DAC com a visita à exposição “Dos pés à cabeça” no museu Berardo onde pudemos ver várias formas de representar o corpo.