Plano Nacional das Artes
No ano letivo 2022/2023 a Academia de Música e Belas Artes Luísa Todi aderiu ao Plano Nacional das Artes. Na próxima quarta-feira, dia 19 de outubro, teremos a apresentação do Projeto Cultural de Escola aos Docentes. Neste dia contaremos com a presença da artista e investigadora Simone Donatelli.
O Projeto Cultural de Escola contemplará diferentes tipos de propostas a desenvolver ao longo do ano, desde visitas, oficinas, espetáculos, formações para professores e artistas que habitarão o espaço da escola durante uma semana. Teremos vários artistas convidados em diversos momentos, sendo que a presença da Simone está prevista na Academia para a semana de 6 a 10 de fevereiro.
O MUNDO É REDONDO é o nome deste nosso Projeto Cultural de Escola.
O mundo é tanta coisa, mas segundo Gertrude Stein no seu livro homónimo de 1939, O MUNDO É REDONDO. O mundo é redondo porque a vida é uma viagem, uma procura incessante pela nossa identidade e pela procura por um lugar no mundo. O MUNDO É REDONDO porque nós humanos (e outras espécies) somos espelho e geradores da circularidade do mundo, da vida, da existência – questionando, criando, discutindo e gerando pensamento. É esse o caminho de Rosa, personagem principal da obra da autora americana. E é esse caminho também o que se ambiciona para mais um ano letivo, mas sobretudo, para o início de uma viagem de mãos dadas com o Plano Nacional das Artes. Queremos caminhar sobre quatro territórios deste mundo redondo: a Cultura, a Arte, a Cidadania e a Educação. Quatro territórios que são pilares da construção de um projeto cultural que coloca no centro do mundo a voz de cada criança na procura por um mundo criativo, justo, curioso, olhando de forma crítica para o lugar onde está e para o que tem à sua volta (legado e futuro). Só assim seremos capazes de criar uma teia de afetos que nos permita caminhar, palmilhar neste mundo redondo – alimentando e fortalecendo relações. Unir pontos de contacto e unir pontos de ruptura, permitir novas conexões – com o exterior e com o interior. CONECTAR-TE é assim o tema integrador da escola para o Ano Letivo 2022 e que vem reforçar que o lugar onde devemos ter os olhos postos é no futuro e no Outro.