Português – Realização de pesquisas na Internet e em dicionários sobre o significado das palavras: migrante; emigrante; imigrante; refugiado. Os conhecimentos adquiridos nestas pesquisas foram usados nas aulas de HGP e de Cidadania e Desenvolvimento.
Leitura do conto de Natal “Nasceu um menino!”, de Álvaro Magalhães. Sobre o conto, foram realizados jogos didáticos: sopa de letras, crucigramas e um pequeno texto com três palavras e uma letra proibida.
HGP – Análise de mapas que abordam os movimentos migratórios da atualidade. Observação e análise de onde partem os diferentes migrantes e para que países se dirigem.
Inglês– Realização de trabalhos e exploração de vocabulário relacionado com “Christmas around the world”. Execução vocal da canção “Blue Christmas” de Elvis Presley.
Matemática- Em articulação com a disciplina de ciências naturais, os alunos construíram uma estrutura de suporte para o calendário do mês de Dezembro, assim como as bases retangulares onde colaram as respetivas receitas.
Ciências Naturais – Pesquisa sobre pratos típicos da época natalícia e recolha de informação para realizar um calendário em que cada dia do mês de Dezembro é representado por uma dessas receitas.
Educação Visual – Execução de desenho de observação: ver o outro. Execução de desenhos sobre o outro com arame. Todos os corpos – corpos híbridos: Migrantes
Cidadania e Desenvolvimento – Realização de bandas desenhadas na plataforma Storyboard That sobre as migrações forçadas em algumas zonas do mundo e a forma como são tratados os migrantes nos países que os recebem. As bandas desenhadas foram o resultado dos conhecimentos adquiridos e analisados nas aulas de Português e História e Geografia de Portugal. Este tema foi trabalhado no domínio “Direitos humanos”.
Oficina Criativa – “Tecer afetos” – Com base em histórias, construção de um tear com objetos cuja composição traduza uma memória de afetos. Colocação dessas construções na árvore do pátio.
Oficina de Música – Debate sobre formas de ajudar “o outro” no período natalício e construção individual de duas quadras em torno desse tema. Seleção das melhores ideias e em grupos foram construídas novas quadras que posteriormente, após nova votação, originaram o poema natalício da turma.
Violino- Relação entre músicos e público.