Português – Realização de pesquisas na Internet e em dicionários sobre o significado das palavras: migrante; emigrante; imigrante; refugiado. Os conhecimentos adquiridos nestas pesquisas foram usados nas aulas de HGP e de Cidadania e Desenvolvimento.
Leitura do conto de Natal “Nasceu um menino!”, de Álvaro Magalhães. Sobre o conto, foram realizados jogos didáticos: sopa de letras, crucigramas e um pequeno texto com três palavras e uma letra proibida.
HGP– Realização de um trabalho de pesquisa sobre a definição de património natural, cultural material e cultural imaterial. Posteriormente, foi feito um pequeno texto sobre o Fado ou cante alentejano, como exemplo de património imaterial da humanidade.
Em articulação com a disciplina de Português, foi realizado um trabalho sobre a tradição “Pão por Deus”.
Inglês– Realização de trabalhos e exploração de vocabulário relacionado com “Family and home”. Execução vocal da canção “Blue Christmas” de Elvis Presley, em articulação com o professor Nuno Santos de Guitarra.
Matemática- Os alunos decifraram frases relacionadas com a época natalícia, a partir da realização de expressões numéricas que correspondiam a cada uma das letras do abecedário.
Ciências – Realização de desenhos representativos de relações entre os seres humanos e os animais. Discussão em grupo sobre as diferentes experiências relacionadas com o tema.
Educação Visual – Execução de desenho de observação: ver o outro. Execução de desenhos sobre o outro com arame. Todos os corpos – corpos híbridos: Migrantes
Cidadania e Desenvolvimento- Leitura do livro “O Muro no Meio do Livro” e discussão em grande grupo e interpretação da história do mesmo. Após discussão cada aluno escreveu um pequeno texto sobre o que pode ser um “Muro” na vida de cada um em volta de temas como Interculturalidade e segurança.
Oficina Criativa – “Tecer afetos” – Com base em histórias, construção de um tear com objetos cuja composição traduza uma memória de afetos. Colocação dessas construções na árvore do pátio.
Oficina de Música – Debate sobre formas de ajudar “o outro” no período natalício e construção individual de duas quadras em torno desse tema. Seleção das melhores ideias e em grupos foram construídas novas quadras que posteriormente, após nova votação, originaram o poema natalício da turma.
Violino- Relação entre músicos e público.