Vamos investigar sobre os nossos direitos?
Iniciou-se este DAC com uma conversa sobre as diferentes famílias que cada um.
Em português, investigou-se sobre as famílias de palavras e continuou-se o estudo sobre os nomes próprios e comuns. Foi, ainda, feita uma entrevista às famílias sobre acontecimentos importantes para a construção de uma linha do tempo.
Em estudo do meio, os alunos construíram uma árvore genealógica em colaboração com as famílias. Construíram, também, uma linha do tempo com base em factos, datas e acontecimentos importantes na vida familiar. Aprenderam o que era uma década, um século e um milénio. Viram também tradições de outras famílias, como o thaksgiving e o Dia de los Muertos.
Em matemática fizeram um pictograma sobre o número de pessoas com quem viviam. Aprenderam o que era segmentos de reta paralelos e perpendiculares para a construção da árvore genealógica.
Em inglês trabalharam a família e os graus de parentesco.
Na aula de artes visuais fizeram a introdução às formas animadas e à manipulação de objetos- objetos de fim aberto. Em expressão dramática trabalharam com objetos vindos de casa com o tema “Das coisas nascem coisas: exercícios de improviso com objetos do quotidiano”.
Na aula de música trabalharam a música da família
Na aula de informática elaboraram um texto com vários elementos que trouxeram de casa como personagens principais.
No coro trabalharam a canção “Witch’s brew” de Hap Palmer, ligada à tradição de Halloween.
Instrumentos: A professora Joana, de violino, falou sobre a família das cordas, fazendo a ligação com a árvore genealógica do ritmo e a comparação com as personalidades dos familiares.