Vamos investigar sobre os nossos direitos?
Iniciou-se este DAC com o com o vídeo dos direitos das crianças da UNICEF e descobriu-se alguns direitos que temos, como o nome e a nacionalidade.
Em português, durante o visionamento da animação da UNICEF procuraram a presença de verbos, nomes e adjetivos e investigou-se a razão de alguns nomes se escreverem com letra maiúscula. Desta forma, utilizámos os seus nomes próprios para perceber qual a sua classificação quanto à posição da sílaba tónica.
Em estudo do meio aprenderam o que é a nacionalidade e a naturalidade, bem como o que são freguesias, concelhos e distritos. Ainda fizeram um jogo com arcos para relacionar uns com os outros.
Em matemática fizeram um diagrama de caule e folhas sobre as idades, depois de analisarem os cartões de cidadão que contém as informações a que temos direito. Fizeram ainda resolução de problemas envolvendo a população de Setúbal e revendo o valor posicional dos algarismos. Através do próprio nome reviram as frações, dividindo o seu nome em partes iguais.
Na aula de artes visuais trabalharam a linha e o ponto, bem como as composições visuais que podem ser criadas. Em expressão dramática trabalharam a respiração consciente.
Na aula de música trabalharam a música dos amigos.
Na aula de informática elaboraram um trabalho de pesquisa sobre o concelho de Setúbal em que procuraram o feriado municipal, figuras e locais históricos e marcos importantes na história do concelho.