Domínio de Autonomia Curricular Terceiro ano – Direito a um nome e a uma nacionalidade 

Informação da Equipa de Saúde Escolar do Agrupamento de Centros de Saúde da Arrábida em articulação com a Autoridade de Saúde Local
Fevereiro 11, 2022
Domínio de Autonomia Curricular Terceiro Ano – Direito a uma habitação e a uma família
Fevereiro 15, 2022

Domínio de Autonomia Curricular Terceiro ano – Direito a um nome e a uma nacionalidade 

Vamos investigar sobre os nossos direitos? 

Iniciou-se este DAC com o com o vídeo dos direitos das crianças da UNICEF e descobriu-se alguns direitos que temos, como o nome e a nacionalidade.  

Em português, durante o visionamento da animação da UNICEF procuraram a presença de verbos, nomes e adjetivos e investigou-se a razão de alguns nomes se escreverem com letra maiúscula. Desta forma, utilizámos os seus nomes próprios para perceber qual a sua classificação quanto à posição da sílaba tónica. 

Em estudo do meio aprenderam o que é a nacionalidade e a naturalidade, bem como o que são freguesias, concelhos e distritos. Ainda fizeram um jogo com arcos para relacionar uns com os outros. 

Em matemática fizeram um diagrama de caule e folhas sobre as idades, depois de analisarem os cartões de cidadão que contém as informações a que temos direito. Fizeram ainda resolução de problemas envolvendo a população de Setúbal e revendo o valor posicional dos algarismos. Através do próprio nome reviram as frações, dividindo o seu nome em partes iguais. 

Na aula de artes visuais trabalharam a linha e o ponto, bem como as composições visuais que podem ser criadas. Em expressão dramática trabalharam a respiração consciente. 

Na aula de música trabalharam a música dos amigos. 

Na aula de informática elaboraram um trabalho de pesquisa sobre o concelho de Setúbal em que procuraram o feriado municipal, figuras e locais históricos e marcos importantes na história do concelho.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.