Domínio de Autonomia Curricular Terceiro Ano – Direito a ser socorrido
Fevereiro 15, 2022
Plano de contingência COVID 19 – Coronavirus versão 1.8 – 15 de fevereiro de 2022
Fevereiro 15, 2022

Domínio de Autonomia Curricular Terceiro Ano – Direito à qualidade de vida

Vamos investigar sobre os nossos direitos? 

Iniciou-se este DAC após a análise de uma imagem que uma aluna trouxe sobre os direitos das crianças. O que significaria “qualidade de vida”? Depois observámos a obra Pictures of Garbage: The Gipsy (Magna) de Vik Muniz e começámos a investigar sobre os mares de lixo e os animais afetados com esta poluição. 

Em português, elaboraram-se cartazes sobre não deixar ninguém para trás no seguimento da marcha lenta com a participação da comunidade educativa, numa comemoração do Dia Internacional das Cidades Educadoras. Neste sentido, leu-se a história da Frida Kahlo e discutiu-se o que foi feito para que esta pudesse ter qualidade de vida. Foi abordado o género textual poesia e os alunos foram desafiados a criar uma para colocarem o seu livro construído em artes visuais. 

Em estudo do meio, os alunos reconheceram a importância do ar puro e do Sol para a saúde e identificaram os perigos do consumo de álcool, tabaco e outras drogas. Reconheceram, também, medidas para diminuir a poluição e alguns dos agentes poluentes. Neste seguimento, analisaram o seu lanche e perceberam a quantidade de lixo produzido.  

Em matemática foram feitos diagramas sobre o lixo recolhido dos lanches e, a partir deles iniciámos o estudo da tabuada do 8. 

Ainda foram elaborados enfeites de natal a partir de materiais reutilizados. Paralelamente a este trabalho, implementou-se a rotina de fazer mindfullness depois do recreio, como medida para a melhoria da qualidade de vida na sala de aula. 

Na aula de belas artes foi lida e interpretada a história “O destino de Fausto”. Em artes visuais construíram um saco de pano tingindo com tintas naturais e com contornos de folhas, bem como um livro instantâneo usando as mesmas tintas e carvão vegetal. Em expressão dramática fizeram experiências com o corpo: Ser terra, ar, fogo e água 

Na aula de música construíram frases sobre o direito à qualidade de vida. 

Na aula de informática construiu-se um jogo sobre os conteúdos novos na plataforma do plikers e jogaram mais tarde. 

No coro continuaram o trabalho sobre a importância de uma correta respiração para cantar e ensaiou-se as músicas para o concerto de natal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.