Vamos aprender/ descobrir a letra V?
Em português foi apresentado o livro Os Vizinhos, de Einat Tsarfati de onde surgiram várias palavras começadas com a letra v; ou palavras que a continham. Identificaram palavras em frases, dividiram palavras e chegaram às sílabas. Exploraram a história através de um guião de leitura e descobriram o grafema v, maiúsculo e minúsculo, utilizando diversos recursos. E lemos e copiámos um texto, respeitando os sinais de pontuação e outras regras.
Na matemática descobrimos o diagrama de Venn e os números até vinte. Lemos, escrevemos e decompusemos números até vinte. E completámos a casa dos números até 20.
Em estudo do meio explorámos as partes da casa, nomeadamente as suas divisões e funções. Desenhámos e apresentámos a nossa casa de sonho.
Na aula de belas artes o mote foi: O que levas para a viagem?” – exercício de estimulação sensorial. E nas artes visuais a viagem continuou pela natureza com o mote: “É pau, é pedra” – construção de livro em harmónio.
Em educação física trabalharam o passo em “V” no movimento dançado. Execução de coreografias para a aprendizagem do passo em V à frente e atrás.
Em expressão dramática/teatro criaram pequenas dramatizações e apresentaram à turma, recorrendo aos fantoches(de meia): Vitó e Violeta.
Na aula de música exploraram as Vozes de coro.
No coro falaram sobre os cuidados a ter com a nossa voz.
Em TIC fizeram revisões da matéria dada na aplicação Kahoot, nomeadamente: letra v, divisões da casa e números até vinte.
Instrumento: A professora Joana Gomes e duas alunas de violino apresentaram-nos o instrumento, com o mote: “Era uma vez o Violino…”
O professor Luís Roldão, de guitarra, apresentou-nos uma Valsa.