Data de implementação: de 29 de novembro a 17 de dezembro de 2021 |
Português e Cidadania
O DAC foi introduzido com o “Quiz show – À descoberta do DAC 3” com a personagem João Castor o apresentador. A personagem deixou-nos um texto cheio de erros, pelo que iniciamos uma caça ao erro e introduzimos um projeto de erro ortográfico que será desenvolvido ao longo do 2.º ano. Foi desenvolvido um projeto de escrita sobre as “Profissões”, em que os alunos, em grupos, escolheram uma profissão – texto para exposição de informação – e planearam, textualizaram, procederam à revisão e, por fim, fizeram uma exposição oral à turma, cumprindo etapas formais de uma apresentação. Após a exposição, os mesmos serão adicionados ao nosso Caderno de Leitura e Escrita. Recorremos à sala de TIC para pesquisar e selecionar informações essenciais sobre as profissões escolhidas. |
Matemática
Trabalhámos os números naturais: números pares e ímpares. Lançámos os dados e fomos descobrir os números – fizemos leituras por extenso e por ordem. Em articulação com a disciplina de Estudo do Meio, falámos sobre o tempo (horas, meses, anos) e realizámos situações problemáticas relacionadas com as profissões. Deslocámo-nos à sala de TIC e recorremos aos tablets para treinar as aprendizagens sobre as horas, assim como realizámos jogos no pátio da escola. |
Estudo do Meio e Cidadania
Relacionamos as instituições e serviços que contribuem para o bem-estar das populações com as respetivas atividades e funções e falámos daquelas que existem em Setúbal. Descobrimos que existem imensas profissões, muitas mais do que aquelas que imaginaríamos! Além disso, concluímos que cada profissão não pode ser executada por um só género, concluindo que homens e mulheres podem escolher, de forma igual, a sua profissão – Todos fazemos tudo! Recebemos a visita de duas mães que vieram falar-nos da sua profissão – fotografa e arquiteta. Discutimos e reconhecemos a importância do diálogo, da negociação e do compromisso na resolução pacífica de situações de conflito. Crescer e tornar-me adulto é muito mais do que escolher uma profissão, assim refletimos e partilhamos com os colegas “Que pessoas quero ser quando crescer?” |
Inglês
Exploração das profissões em inglês. |
Artes Visuais
Os alunos desenvolveram várias propostas onde colocaram a música e as cores em ação – Kandinsky em criação coletiva. |
Belas Artes
Em Belas Artes foram propostos desafios de exploração expressiva e intuitiva da linha. |
Expressão Dramática
Em Expressão Dramática, desenvolveram-se atividades onde os alunos exploraram Todos fazem tudo” – jogo visual |
Música
Música das profissões |
Instrumentos
|