Domínio de Autonomia Curricular Quinto ano – Corpo e Identidade
Dezembro 6, 2021
Natal Solidário 2021
Dezembro 17, 2021

Domínio de Autonomia Curricular Sexto ano – Corpo e Identidade

Português –– Realização de um trabalho individual com sobre as origens familiares. Realização da Árvore Genealógica até à terceira geração.  Realização de um trabalho de grupo sobre a tradição “Pão por Deus”, em articulação com a disciplina de História.

HGP – Realização de um trabalho de pesquisa sobre a definição de património natural, cultural material e cultural imaterial. Escrita de um pequeno texto sobre o Fado ou cante alentejano, como exemplo de património imaterial da humanidade.

Em articulação com a disciplina de Português, foi realizado um trabalho sobre a tradição “Pão por Deus”.

Inglês– Realização de exercícios contendo toda a “Personal information”. Realização de trabalhos de Halloween, inserido no tema Festividades.

Matemática- Construção de pirâmides da alimentação mediterrânica em articulação com ciências.

Ciências Naturais – Somos o que comemos. Bilhete de identidade do alimento.

Educação Visual – Olhar o corpo: exercício fotográfico sobre a pele (textura). Composição visual (a grafite) de criação de nova textura a partir do exercício fotográfico. De que palavras sou feito? De que memórias sou feito?

Educação Física- Realização de testes da condição física. Recolha de dados antropométricos.

Cidadania e Desenvolvimento – Realização de um trabalho de pesquisa no âmbito das TIC sobre os diferentes tipos e formas de tratamento do lixo doméstico. Depois da primeira fase concluída, os alunos criaram um PowerPoint sobre o tema e apresentaram as conclusões do seu trabalho à turma.

Oficina Criativa – “toco-me”: Construção de um filme de uma orquestra de sons e movimentos, a propósito do dia mundial da música e do conhecimento de nós mesmos.

“Quantas caras o medo tem?: expressão dos medos e transformação desses mesmos medos em esculturas.

Trabalhos realizados com expressão corporal, dramática e música.

Oficina de Música – Construção de uma pequena autobiografia com aprendizagem de algumas das funções do software “audacity” como gravar, recortar, copiar, colar e aplicar efeitos (como alterar tom, velocidade, fade in e fade out, entre outros). Aplicação destas aprendizagens na autobiografia construída.

Formação Musical- Compositores e música nacionalista

Piano/Coro – “O Músico e a Saúde” – importância do aquecimento corporal antes de tocar e das lesões consequentes da má utilização do corpo.

Saxofone- Idiossincrasias ao longo da aprendizagem musical.

Violino- Apresentação subordinada aos temas “Cultura é a nossa identidade” e “Equilíbrio entre corpo/mente”.

Flauta e Guitarra- Apresentação subordinada ao tema “Fado”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.