Formação Interna -Formação de Incêndios e Organização de Emergência
Novembro 24, 2021
Domínio de Autonomia Curricular Quinto ano – Corpo e Identidade
Dezembro 6, 2021

Domínio de Autonomia Curricular Primeiro Ano – Letra T

Vamos aprender/ descobrir a letra t?

Em português não foi apresentado um livro ou uma história convencional. Desta vez partimos de um powerpoint com fotografias das famílias dos alunos, todos sentados no sofá.  Depois dessa surpresa aos alunos foi apresentado o livro Todos  no Sofá, de Luísa Ducla Soares. Daí surgiram várias palavras começadas com a letra t; ou palavras que a continham. Identificaram palavras em frases, dividiram palavras em sílabas e chegaram à letra. A professora apresentou-nos a personagem “Pirata Tito” que nos mostrou palavras começadas com a letra t. De vários objetos começados com a letra t, explorámos as suas sílabas e descobrimos as sílabas ta, te, ti, to e tu. Treinaram o grafema t, utilizando vários recursos. A partir um tesouro interativo leram várias palavras com as letras já abordadas.  E fizemos um  bingo pintado de onde surgiu o sinal de mais(+) de matemática.

Na matemática construímos um gráfico de pontos com o número de elementos de cada família apresentado no power point e interpretámo-lo. Do sinal matemático que surgiu no bingo pintado falámos do total e realizámos adições, com a ajuda da reta numérica. Fizemos contagens até ao número 6 e trabalhámos o número, no cuisenaire. 

Em estudo do meio a partir das fotografias de família e da história “O Livro da família”,  de Todd Parr abordámos os diferentes tipos de família e os graus de parentesco. Cada aluno ilustrou e apresentou a sua família à turma. Foi ainda explorado o livro “Uma grande família” de Rocio Bonilla e de Elisenda Roca, com o qual revimos os graus de parentesco. Com imagens desta história foram feitas revisões na aplicação Kahoot.

Em artes visuais o professor apresentou-nos o livro “Todos fazemos tudo” de Madalena Matoso e a partir daí os alunos criaram o seu livro intitulado “Todos somos todos”. Cada aluno desenhou o seu corpo que foi dividido em três partes e posteriormente foi criado um jogo visual.

Em Belas artes e sob o lema “Uma coisa pode ser muitas coisas” deram asas à imaginação e criaram um desenho a partir da forma de uma tesoura.

 Em expressão dramática foi dinamizado o jogo dos trava-línguas.  

Na aula de música cantaram a Canção Todos no sofá.

Em TIC explorámos a aplicação Jogos de matetica – Aprenda a adicionar e a subtrair.

Instrumentos: O professor de guitarra, Luís Roldão apresentou-nos a música “Tango em Skai” de Roland Dyens.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.