Domínio de Autonomia Curricular Segundo Ano– Tu, eu e os outros! À descoberta da minha identidade.

Domínio de Autonomia Curricular Primeiro Ano – Letra P
Novembro 21, 2021
Formação Interna -Formação de Incêndios e Organização de Emergência
Novembro 24, 2021

Domínio de Autonomia Curricular Segundo Ano– Tu, eu e os outros! À descoberta da minha identidade.

Data de implementação: de 18 de outubro a 12 de novembro de 2021

Português e Cidadania

Através da obra “O muro no meio do livro”, de Jon Agee, foi feito um paralelismo da obra escutada entre o tema abordado nas semanas anteriores com o tema a abordar no novo DAC, ou seja, se de um lado do muro tínhamos pessoas que viviam oprimidas, com desigualdades e sem direitos, do outro lado teríamos um conjunto de crianças (os alunos da turma do 2.º ano) que crescem num meio cheio de oportunidades, igualdades, direitos, bens, …

Trabalhámos o poema “O que somos uns aos outros”, de Isabel Minhós Martins e realizámos a leitura e análise do texto “As mãos não são para bater”, refletimos sobre o tema do texto e relacionámos o mesmo com o Dia Mundial do Bullying (20 de outubro de 2021). 

Ao nível da gramática introduzimos os determinantes artigos definidos e indefinidos! Além de que demos continuidade ao valor atribuído às palavras e procurámos, a pares, definir significados de palavras desconhecidas através da pesquisa em dicionários online.

Ao nível da oralidade, dentro do “Eu, tu e os outros” analisámos que há diferentes formas de tratamento na interação oral – formal e informal. 

Iniciámos um novo projeto de leitura e escrita e realizámos as primeiras apresentações orais à turma.

Relativamente à escrita, trabalhámos os textos descritivos. Assim, planificámos a escrita individual de um texto descritivo sobre nós próprios e procedemos à escrita, revisão e edição do mesmo até obtermos um produto final. 

Recorremos à sala de TIC para escrever a última versão dos nossos textos e, no final, realizámos uma exposição dos mesmos na sala. Após a exposição, os mesmos serão adicionados ao nosso Caderno de Leitura e Escrita.

Matemática

Em articulação com a disciplina de Estudo do Meio, falámos sobre o tempo (horas, meses, anos) e sobre as linhas de tempo. Em conjunto com as nossas famílias criámos a nossa própria linha de tempo. 

Deslocámo-nos à sala de TIC e recorremos aos tablets para treinar as aprendizagens sobre as horas, através da aplicação Flik Flak.

Além disso, introduzimos os digramas de Carrol. 

Em cooperação com o professor de Educação Física, recolhemos dados relativos ao nosso peso, altura e envergadura, os quais também foram relevantes para adicionarmos como informações pessoais nos textos descritivos.

Estudo do Meio e Cidadania

Dentro do conteúdo do meu passado mais longínquo, trabalhámos as unidades de tempo – O que é uma linha de tempo? Reconhecemos datas, factos e locais significativos para a história pessoal de cada um de nós e das pessoas que nos são próximas, localizando-os em linhas de tempo.

Realizámos uma atividade onde descobrimos, individualmente, o que é que os colegas e a professora sabiam sobre cada um de nós e colocámos algumas questões sobre o que gostaríamos de saber sobre os colegas. As informações recolhidas nesta atividade serviram de apoio ao texto descritivo que realizámos na disciplina de Português.

No dia 20 de outubro, fizemos um debate de turma sobre o “Bullying” e refletimos sobre os comportamentos e atitudes, vivenciados ou observados, que concorrem para o bem-estar físico e psicológico, individual e coletivo.  

Por fim, partindo das atividades realizadas nas diferentes disciplinas trabalhámos a pares e procuramos promover a nossa capacidade de cooperação.

Educação Física

Em Educação Física foi realizada a recolha de dados antropométricos como a altura, o peso e a envergadura para conhecimento atual das caraterísticas individuais dos alunos da turma.

Inglês

Exploração do mapa do Reino Unido e de alguns símbolos do país.

Artes Visuais

Os alunos desenvolveram várias propostas onde colocaram a música e as cores em ação – Kandinsky em criação coletiva. 

Belas Artes

Em Belas Artes foram propostos desafios de exploração expressiva e intuitiva da linha.

Expressão Dramática

Em Expressão Dramática, desenvolveram-se atividades onde os alunos exploraram o corpo, as cores e as sensações.

Música

Os alunos falaram da “Quinta da amizade” e construíram uma canção sobre a amizade.

Instrumentos

As alunas Bianca e Beatriz presentearam-nos com uma apresentação de violino da canção “Eu tenho um amigo” de Margarida F. Santos.

A professora Margarida Quítalo realizou uma apresentação dos temas para flauta, da fábula sinfónica: “A quinta da Amizade”.

Por fim, os alunos de guitarra, Jago, José, Matilde Sobral, Francisca, Miguel e Lucas, tocaram uma peça em conjunto para a turma.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.