Vamos aprender/ descobrir a letra p?
Em português foi apresentado o livro O peixe arco-íris de onde surgiram várias palavras começadas com a letra p; ou palavras que a continham. Identificaram palavras em frases, dividiram palavras em sílabas e chegaram à letra. Exploraram a história e descobriram o grafema p, utilizando vários recursos. A professora apresentou-nos a personagem “palhaço Pirulito” que nos mostrou palavras começadas com a letra p.
Em estudo do meio falámos de preferências e gostos. Criámos um cartaz intitulado “ Sou especial porque…” . Explorámos o pátio/ parque e vários espaços da escola. Falámos de graus de parentesco.
Na matemática construímos um gráfico de pontos com as nossas preferências. Fizemos contagens progressivas até ao número 5 e construímos as “paredes” do número cinco no cuisenaire.
Em inglês aprenderam e coreografaram a canção The Rainbow fish song.
Na aula de música cantaram a Canção o peixinho azul.
Em expressão dramática o professor leu a história: O pássaro da alma e foram abordadas e expressas várias emoções, pelos alunos. E se o livro O pássaro da alma não fosse só um livro? O que poderia ser?
Em artes visuais construíram um “pássaro da alma” em origami e coloriram o teto da sala.
Na aula de educação física realizaram Percursos de equilíbrios.
Em TIC explorámos a aplicação wordwall, realizando várias atividades sobre a letra p.
Instrumentos: A professora de flauta transversal, Margarida Quítalo apresentou-nos a música Palhaços, na flauta transversal e no flautim.
Quatro alunos de guitarra, do professor Nuno Santos, apresentaram à turma as músicas ” A bed-time Story”, “The Fisherman’s Tale de J.Muro e ” La marche de Sissi L’impératrice” de F. Kleynjans.