Vamos aprender a letra e nas diferentes disciplinas?
No Português lemos a história o “Elmer ”, de David Mckee, de onde surgiram várias palavras começadas pelo som e. Identificaram palavras em frases, dividiram palavras em sílabas e chegaram à letra e. Descobriram os sons da letra e treinaram o grafema e, utilizando diversos recursos. Posteriormente “chamaram” as letras já abordadas e descobriram os ditongos eu e ei. Lemos e interpretámos o poema “O elefante sortudo”, da Missão Pijama e analisámos as dez frases inspiradoras para crianças da mesma missão. Por fim, realizaram diversos jogos de consolidação dos ditongos aprendidos.
Nas aulas de estudo do meio falámos do espaço – Escola.
(Como é a nossa escola? Que espaços a caracterizam? Como são os diferentes espaços (pátio, ginásio, salas de aulas, biblioteca, salas de instrumento, refeitório, …).
Em matemática fizeram contagens de elefantes – “Elmer”, reconheceram números num “Elmer” com identificação de cores e reviram os símbolos matemáticos ∈ (pertence) e ∉ (não pertence).
A aula de inglês foi dinamizada com Elmer´s song.
Em artes visuais partiram das obras de arte de Emily Kngwarreye: enraizar e criar as suas próprias raízes com o corpo.
Na aula de música aprenderam a canção Elefante e adjetivos – Vamos Cantar, Toca e bailar.
Em expressão dramática/ teatro experimentaram o corpo e criaram vários animais: elefante, égua…
Em educação física foi criado o circuito das Nações (Realização de um circuito de deslocamentos e equilíbrios onde cada grupo tinha um nome de um País que começado pela letra E (Espanha, Equador, Estónia, Etiópia…)