Temos um desafio? Sim, aprender/ descobrir a letra o e muito mais.
E como fazê-lo nas diferentes disciplinas?
No Português visualizaram a história do PNL “A ovelhinha preta” de Elisabeth Shaw, de onde surgiram várias palavras começadas com a letra o; ou que a continham. Realizaram um guião de leitura sobre a história, antes e depois da audição da história. Identificaram palavras em frases, dividiram palavras em sílabas e daqui chegaram à letra. Descobriram o grafema o, utilizando vários recursos. Posteriormente “chamaram” as letras já abordadas e descobriram os ditongos oi e ou. E por fim, disseram um trava-línguas o mais rapidamente possível e ilustraram-no.
Em matemática ordenaram números por ordem crescente e decrescente. Contaram objetos da sala de aula e fizeram a correspondência com o cardinal.
Na aula de estudo do meio foram abordadas as caraterísticas do outono e visualizaram e identificaram objetos da sala e suas funções.
Em música visualizaram e ouviram instrumento musical – oboé e aprenderam uma canção de outono.
Nas artes visuais observaram formas circulares em seu redor, recorrendo a objetos redondos e procuraram o circularidade no corpo para facilitar a aprendizagem da letra o.
Em expressão dramática/ teatro experimentaram os sons do corpo até chegar à letra O e corporalizaram o O de Observar. Tiveram olhos no corpo todo.
Na aula de educação física descobriram diferentes formas de organização (fila, linha, círculo, meia-lua).
Instrumento: A professora de violino, Joana Gomes veio explicar a organização de uma orquestra e construímos uma em 3D a ouvir a Obra de “Gabriel’s Oboe” de Ennio Morricone.