Domínio de Autonomia Curricular 2º ano – Sobre…vivências, vamos colecionar memórias!
Outubro 19, 2021
Domínio de Autonomia Curricular 4º ano – Pelo seu corpo
Outubro 27, 2021

Domínio de Autonomia Curricular 1º ano – Letra u

Temos um desafio? Sim, aprender/ descobrir a letra u e muito mais.
E como fazê-lo nas diferentes disciplinas?

No Português foi apresentado o livro “O urso, o piano, o cão e o violino”, de David Litchfield, de onde surgiram várias palavras começadas com a letra u; ou que a continham. Identificaram palavras em frases, dividiram palavras em sílabas e daqui chegaram à letra. Exploraram a história e descobriram o grafema u, utilizando vários recursos. Posteriormente “chamaram” as letras já abordadas e descobriram os ditongos ui e ui.

Na Matemática abordámos o conceito de unidade, descobrimos o número um e fizemos correspondências um para um.

No Estudo do Meio falámos de identificação pessoal, de semelhanças e diferenças. Abordámos a importância de sermos Seres únicos e de valores como a união (turma unida).

Na aula de Educação Física realizaram o jogo dos grupos onde ficou presente a noção de união. Os alunos foram convidados a criar grupos com a quantidade de alunos após a indicação do número pelo professor.

Em Artes Visuais iniciaram a descoberta da letra u, com o livro Big, Bang Boom, de Margarida Botelho. A partir daí criaram o seu próprio universo com tintas naturais feitas de açafrão, pó de terra e espirulina. E completámos um U com papéis coloridos ( cores frias e quentes)
Universo = a estrelas, sol, cometas, meteoritos…Em Belas Artes criaram constelações com pedrinhas brancas.

Em expressão dramática/teatro ouvimos os sons do corpo até chegar à letra U. Através do livro Estava a pensar… de Sandol Stoddard descobrimos várias funcionalidades dos objetos, pois… “Será que uma coisa é apenas uma coisa e não pode ser outra coisa?”

Na aula de Música realizámos atividades de introdução de grave e agudo no piano (recordando a história lida na aula de português).

Instrumentos: O professor de guitarra, Nuno Santos falou-nos da importância do mestre/professor na aprendizagem do instrumento no seu todo. E o professor de saxofone, João Salcedas falou-nos da importância do mestre /aprendiz, no ensino da música e da árvore genealógica do ensino do Saxofone, na Europa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.