DAC – LETRA I
Desafio? Aprender/ descobrir a letra i.
E como fazê-lo nas diferentes disciplinas?
No Português foi apresentado o livro “A ilha do avô”, de onde surgiram várias palavras começadas com a letra i; ou que a continham. Identificaram palavras em frases, dividiram palavras em sílabas e daqui chegaram à letra. Exploraram a história e descobriram o grafema i, utilizando vários recursos.
No estudo do meio trabalharam a identificação pessoal e identificaram regras. E pesquisaram o conceito de ilha, reproduzindo-a em plasticina.
Na disciplina de matemática realizaram exercícios identificação e localização no espaço (direita/esquerda; em cima/ em baixo), no exterior. E trabalharam a noção de igualdade (…tanto como…), de inferioridade (…menos do que…) e maioria (…mais do que…).
Na educação física fizeram jogos de imitação e executaram circuitos de deslocamentos para desenvolvimento da lateralidade e da localização no espaço.
Nas Artes Visuais e nas Belas Artes pesquisaram símbolos aborígenes, fizeram tintas com pigmentos naturais, tal como, os índios e fizeram o seu próprio símbolo aborígene.
Na disciplina de música aprenderam a música Índios do Canadá.
Na expressão dramática/teatro descobriram os sons do corpo até chegar à letra i. E realizaram movimentos e rituais de dança de tribais.
Instrumentos: Foi interpretada a peça Os Índios, por parte de duas alunas da turma, no violino.
O professor de guitarra apresentou a música “Ícaro II” de Carlos Gutkin e os alunos fizeram a ilustração do
Ícaro.
E assistiram à interpretação da música L‘Indefference, no acordeão.