Este ano o 2º ciclo organiza o seu trabalho em torno dos 17 objetivos traçados pela ONU para a sustentabilidade e que visam, através das 169 metas definidas, a construção de um mundo mais justo, próspero, sustentável e igualitário até 2030.
Estes objetivos foram traçados dentro de uma perspectiva universal refletindo as aspirações de diversas nações do mundo, tendo em vista a construção de um mundo com equilíbrio ambiental e social. Estes objetivos visam acabar com a pobreza e a fome mundial, construir um mundo mais pacífico, reduzir as desigualdades, promover os direitos humanos e proteger o planeta e seus recursos naturais.
No mês de abril, o 2º ciclo elegeu os seguintes objetivos:
5-Igualdade de género 10-redução das desigualdades
No desenvolvimento do objetivo 5, pretendeu-se sensibilizar os alunos para acabar com todas as formas de discriminação entre homens e mulheres, para eliminar todas as formas de violência entre estes e para o reconhecimento e valorização de todo o tipo de trabalho, incluindo o de assistência e doméstico não remunerado. Neste âmbito, valorizou-se a importância de garantir a participação plena e efetiva de todos e a igualdade de oportunidades.
No desenvolvimento do objetivo 10, pretendeu-se sensibilizar os alunos para a promoção da inclusão social, económica e política de todos, independentemente da idade, género, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição económica ou outra. Foi dada especial importância ao garantir a igualdade de oportunidades e reduzir as desigualdades.
5º ano
Português – Foram trabalhadas as caraterísticas do texto biográfico e informativo. Realização de biografias para os cubos de Oficina Criativa sobre personalidades femininas. Realização de textos informativos a HGP sobre o papel da mulher na sociedade dos sécs. XIII e XIV.
HGP– Realização de pesquisas sobre o papel da mulher na Idade Média, tendo posteriormente sido realizados textos informativos sobre o tema.
Inglês– Exploração de frases sobre igualdades/desigualdades. Ilustração das mesmas.
Ciências- Pesquisa sobre o dimorfismo sexual e realização de cartazes alusivos ao tema.
Matemática- Análise de informação variada (textos e gráficos) sobre os vários tipos de violência, consultando relatórios publicados pela APAV.
Educação Visual – Elaboração de desenhos/esboços e construção de estatuetas (maioritariamente femininas) utilizando material riscador e diversos materiais como arame; papel; plasticina; fita de pintor ou fita cola; folha de alumínio; jornal e/ou pasta de modelar.
Educação Física – Apresentação do tema Igualdade de Género no Desporto. Exploração do panorama do Desporto Português no que diz respeito à distribuição de géneros nas diferentes modalidades desportivas. Visionamento de um Vídeo com a apresentação do Corfebol, modalidade desportiva coletiva que promove de forma regulamentar a igualdade de géneros.
Cidadania e Desenvolvimento- Exploração do tema “O Mundo Do Trabalho”. Identificação dos setores de atividade económica, confrontação com situações de trabalho indigno, como o trabalho infantil. Foi construído um PowerPoint colaborativo entre todos os alunos sobre a atividade profissional de um dos encarregados de educação. Sessões online nas aulas, onde os encarregados de educação contam a sua experiência profissional e a importância que a escola teve para na sua formação pessoal.
Oficina Criativa – Realização de pesquisas sobre personalidades femininas que se tenham destacado em várias áreas profissionais. Construção de cubos para cada uma dessas personalidades. Em cada uma das faces será colocada informação alusiva à personalidade retratada. Para além da tipologia textual: texto biográfico, os alunos utilizaram técnicas variadas.
Oficina de Música – Construção de instrumentos com materiais reciclados para a música dos “sons da floresta”.
Orff- Elaboração do “Guião dos Sons da Floresta” e respetivo ensaio.
Formação Musical – Exploração do tema “Mulheres compositoras” ao longo do tempo.
Piano- Apresentação de grandes pianistas – mulheres artistas. O papel da mulher nas Bandas Militares.
Violino- Apresentação do tema “Violência”, “Gestão de conflitos” e “Emoções”, com a projeção de alguns excertos do filme Divertida Mente.
Bateria- Apresentação do papel das mulheres na bateria.
Saxofone- Septimino
Guitarra- Exploração de vídeos de músicos/guitarristas – Homens e Mulheres. Castrados.