Selo Escola Amiga da Criança
Abril 27, 2021
Domínio de Autonomia Curricular – Letra “h”
Maio 3, 2021

Domínio de Autonomia Curricular – Letras “s” e “z”

Data de implementação: de 12 a 23 de abril de 2021

Português

Antes e após a escuta da obra “Todos no sofá” respondemos a algumas questões dedicadas aos dois momentos da leitura da história.

Descobrimos várias palavras com a letra “s” e “z”, assim como os diferentes sons que ambas as letras podem ter consoante a sua posição na palavra.

Realizámos um trabalho a pares onde descobrimos palavras com “s” e “z” que tivessem o som [z].

Ao nível da gramática trabalhámos o singular e o plural das palavras. Dividimos a turma em dois grupos e fizemos uma competição!

Matemática

Falámos sobre alguns sólidos geométricos e analisámos as seguintes questões:

– quais são os sólidos que têm superfícies planas?

– quais são os sólidos que têm superfícies não planas (curvas)?

– quais são os sólidos que rolam, deslizam ou rolam e deslizam?

Para além disso, observámos que os sólidos geométricos também têm vértices, tal como as figuras e que os seus lados  são compostos por figuras geométricas.

Relativamente à letra “z”, descobrimos que há imensas palavras na matemática que têm esta letra, nomeadamente as designações dos números (zero, dez, onze, doze, treze, …).

Inglês

Descobrimos e aprendemos os cinco sentidos em inglês!

Dramática

Realizámos atividades de repetição de sequências de sons, utilizando o nosso próprio corpo.

Na primeira aula repetimos as sequências de sons produzidas pelas professoras. Já a segunda aula, tivemos o desafio de repetir os sons produzidos pelos nossos colegas. Estivemos que estar concentrados e atentos para o conseguirmos fazer.

Educação Física

Letra “s” – realizámos um circuito com diferentes exercícios de saltos.

Letra “z” – fizemos Zumba!

Artes Visuais

Desenhámos e pintamos o nosso sol, com recurso aos pincéis e às tintas.

Música

Falámos sobre instrumentos com a letra “s”.

Mus&Cultura

Lestra “s”: Sarronca : o que é, como se toca, como soa. Pintar uma sarronca

Letra “z”: os Zés Pereiras: o que são, de onde são e que instrumentos tocam

Instrumentos

Ao longo destas duas semanas, tivemos algumas apresentações:

  • A professora de violino veio falar-nos sobre o silêncio na música (tipos de pausas);
  • O professor de guitarra falou-nos dos “sons de carrilhões” e do guitarrista David Russel.

No âmbito daquilo que nos falou, fez-nos uma apresentação com a sua guitarra.

  • O professor de saxofone fez-nos uma apresentação do seu instrumento. Descobrimos que este é um instrumento recheado de palavras com a letra “s”. Até o apelido do professor seguia esta regra!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.