Nesta semana estivemos a trabalhar a obra “O rei pequenino”, do autor Tauro Miura, incluída no Plano Nacional de Leitura (PNL), tanto na disciplina de português como na de matemática.
Data de implementação: de 5 a 9 de abril de 2021 |
Português
Realizámos um guião de exploração da obra “O rei pequenino” com questões dedicadas aos dois momentos da leitura da história: antes e após. Descobrimos várias palavras com a letra “f” e fomos escrevê-las na janela da nossa sala. Incluímos uma nova rotina na nossa sala – “A palavra do dia”. Diariamente escrevemos uma palavra escolhida por nós e realizamos 4 tarefas: contagem de letras, divisão silábica, construção de uma frase que inclua a palavra do dia e partilha da palavra com os colegas. |
Matemática
Descobrimos as figuras geométricas partindo das ilustrações do livro trabalhado! Discutimos e analisámos as ilustrações em pequenos grupos, assinalámos as figuras geométricas que descobrimos e, posteriormente, partilhámos as nossas descobertas com os restantes colegas da turma. Descobrimos o que são vértices e lados de uma figura e discutimos as diferenças e semelhanças entre um retângulo e um quadrado. |
Belas Artes
Na sequência das descobertas que realizámos partindo da análise das ilustrações de “O rei pequenino”, descobrimos a pintura “Áspide” de Nadir Afonso. Analisámos e interpretámos a pintura, descobrindo ainda diferentes figuras geométricas. Posteriormente procurámos construir objetos e personagens com figuras geométricas e reproduzimos as nossas ideias através do desenho. |
Dramática
Partimos da letra “f” para fingir profissões. Por de trás de 28 cartões, numerados de 1 a 28, cada um de nós escolheu um número e tivemos que fingir a profissão, teatralizando-a, com o objetivo de que os restantes colegas descobrissem qual a nossa profissão. |
Educação Física
Realizámos jogos de perseguição como ligação à ação de “fugir” |
Música
Falámos sobre instrumentos com a letra “f” – fagote, flautim, flauta de bisel, flauta transversal e flauta de pã. |